Gaudium news > Padroeira do Brasil é celebrada pelos bispos brasileiros reunidos em Roma

Padroeira do Brasil é celebrada pelos bispos brasileiros reunidos em Roma

Roma – Itália (Terça-feira, 14-10-2014, Gaudium Press) Os cardeais e bispos que estiveram presentes na 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos a respeito da Família, também participaram das homenagens feitas a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, neste último sábado, 11 de outubro, no Vaticano.nossa-senhora-aparecida-gaudium-press.jpg

Apesar da distância, os prelados brasileiros reverenciaram a Virgem Santíssima com uma Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Aparecida, em São Paulo, e presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e pelo Arcebispo Emérito de Salvador, na Bahia, Dom Geraldo Majella Agnelo.

Nesta ocasião, a cerimônia contou com a presença da comunidade formada por religiosos e padres brasileiros no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

O reitor do Colégio, padre Geraldo Maia, havia acolhido os fiéis e aproveitou a oportunidade para relembrar a memória do Padre João Bosco Penido Burnier, ex-aluno do Colégio. Em 1976, o religioso tinha sido baleado na véspera da Festa de Nossa Senhora.

“Além de tantos mestres e doutores, futuros bispos, arcebispos e cardeais, neste Colégio residiram vários santos e até mártires”, afirmou o Padre Geraldo.

Na Missa, o Cardeal Damasceno, em sua homilia, expressou a comunhão com a Arquidiocese de Aparecida, mencionando três momentos considerados importantes pela Igreja e no Brasil: o Sínodo Extraordinário, em Roma; o processo eleitoral brasileiro; e o início do triênio de preparação para o tricentenário do encontro milagroso da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“Caríssimos, que a devoção a Nossa Senhora aparecida nos estimule cada vez mais a sermos discípulos missionários de Jesus Cristo, faça crescer nosso amor pela Igreja e nos ajude a estar próximos a nosso povo, ao seu caminho de fé e às suas necessidades”, exortou o purpurado, que no final da celebração, ministrou a consagração à Padroeira do Brasil.

Depois de realizada a Eucaristia, ocorreu uma sessão solene de homenagem da Embaixada do Brasil junto à Santa Sé em vista dos 80 anos do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. A entidade vaticana ressaltou a importância das atividades promovidas pelo Colégio, além de manifestar o reconhecimento dos trabalhos prestados pela instituição.

Após agradecer a homenagem prestada ao Pio Brasileiro de Roma, Dom Damasceno assinalou que a Igreja no Brasil se alegra com todo o apoio que a Embaixada vem prestando durante esses anos. “Conte com nossas orações pelo importante serviço que presta à nação brasileira”, declarou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas