Gaudium news > Religiosos vicentinos completam 25 anos de presença na região Nordeste

Religiosos vicentinos completam 25 anos de presença na região Nordeste

Natal (Quarta, 22-07-2009, Gaudium Press) A Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo, ordem fundada por leigos no século XIX para seguir os ideias de São Vicente, comemora neste ano 25 anos de presença na região Nordeste do Brasil. As comemorações acontecerão nos dias 1e 2 de agosto na Paróquia de São Gonçalo, administrada pelo padre vicentino André Martins de Melo, na região metropolitana de Natal (RN).

O superior geral da Congregação, padre Philippe Mura, também estará em São Gonçalo do Amarante para participar das comemorações. Além dele, mais de 20 religiosos da Congregação, residentes em São Paulo, estarão presentes.

No dia 1º de agosto, as comemorações começarão com missa de ação de graças, às 11 horas, na Matriz de São Gonçalo, contando com a presença de pessoas da “família Leprevociana”, de Fortaleza-CE, onde a Congregação mantém uma casa.

No mesmo dia, às 14 horas, haverá um encontro das comunidades que atuam no Nordeste – Recife (PE), João Pessoa (PB) e São Gonçalo do Amarante (RN) – para apresentação e intercâmbio dos trabalhos realizados. À noite, haverá uma parte cultural, com apresentações de danças e comidas típicas de cada lugar.

As comemorações serão encerradas no dia 2, com uma nova missa de ação de graças, às 11 horas, na Matriz de São Gonçalo, mas aberta ao público. Depois da missa, a paróquia de São Gonçalo oferecerá um almoço aos integrantes da Congregação, encerrando as comemorações dos 25 anos da presença Vicentina no Nordeste Brasileiro.
Origem

A Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo nasceu na França, em 1845, por iniciativa de um jovem leigo, chamado Jean-Léon Le Prevost e dois companheiros: Clemente Myionnet e Maurício Megnen. O que inspirou os fundadores naquela época foi a condição de vida dos pobres. O fundador tinha São Vicente de Paulo como um exemplo de caridade e vivência do Evangelho e, por isso, decidiu dar à Congregação o nome do Santo. A missão dos vicentinos é a evangelização das famílias dos meios populares, especialmente os mais desfavorecidos.

Os Vicentinos estão presentes, atualmente, na França, Itália, Costa do Marfim, Burkina Fasso, República do Congo, Canadá e Brasil, mais especificamente no Sudeste e Nordeste. Ao todo, são 260 no mundo, 50 só no Brasil. A chegada ao país se deu mais de 100 anos depois da criação: em 23 de janeiro de 1958, em São Paulo.

As informações são da arquidiocese de Natal.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas