Missa Solene no Santuário de Aparecida encerra os festejos a Padroeira do Brasil
Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 13-10-2014, Gaudium Press) O Brasil contemplou mais um dia de Fé e emoção: milhares de fiéis, vindos de Norte a Sul do país até a Basílica Santuário de Aparecida, em São Paulo, estavam cheios da esperança derramada por Maria Santíssima em seus corações. E, apesar das dificuldades, nada disso tornou-se um obstáculo insuperável para eles diante de Nossa Senhora, que teve sua memória celebrada neste domingo, dia 12 de outubro, em sua Casa, na cidade que a acolheu como a Padroeira do país.
Milhares de devotos a Aparecida lotaram a Basílica Santuário para assistir a Missa Solene presidida por Dom Giovanni D’Aniello | Foto: A12 |
No início do dia, às 9h, houve a celebração solene da Festa de Nossa Senhora, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, e que emocionou os devotos marianos que realizavam diversas homenagens a Santíssima Virgem.
Em sua homilia, Dom d’Aniello destacou a mensagem do evangelho que retrata o milagre da Bodas de Caná, quando Maria demostra sua Fé em Jesus.
De acordo com o prelado, “o milagre de Caná é um milagre da Fé de Maria. A ordem aos servos é a última palavra de Nossa Senhora, não temos registro de outras palavras de Maria nessa ocasião. Essa é uma ordem que vale para todos os fiéis, para que vivamos fazendo sempre o que Jesus nos disser”.
Depois, disse que “Maria está atenta as nossas necessidades”, pois “Ela sabe que sem Jesus podemos fazer pouco ou nada” e que por isso “se preocupa para que Jesus faça presença e alegria em nossas vidas”.
“O vinho jamais faltará se vivermos em contato com Jesus por meio de Maria. Ela sabe que Jesus não irá nos abandonar jamais e Ela fará que tudo aconteça na nossa vida conforme o Pai deseja”, declarou.
Núncio Apostólico no Brasil presidiu a Missa Solene do dia dedicado a Mãe Aparecida | Foto: A12 |
Dom d’Aniello ainda retratou o amor de Maria que aproxima seu povo como irmãos:
“Se Maria nos leva a Jesus nos aproxima também dos nossos irmãos. Ela é Mãe e nos faz sentir da mesma família de Deus. O coração de Maria infunde calor e força ao amor dos irmãos. Que Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida nos abençoe para sermos sempre filhos seus”, concluiu.
Peregrinação e homenagens a Nossa Senhora Aparecida
Em grande quantidade, uma multidão de peregrinos devotos à Nossa Senhora carregavam suas velas e Terços em suas mãos, mantendo o fervor nos olhos, que também revelava a alegria e a emoção com a passagem do andor da Mãe Aparecida, durante a Procissão Solene pelas ruas da cidade paulista.
O cortejo mariano teve duração de duas horas, partindo às 17h da Matriz Basílica e chegando à noite no Santuário Nacional. Lá, outros milhares de fiéis aguardavam a chegada da Imagem de Aparecida.
Já no Altar Central, o Padre Carlos Artur Annunciação fez algumas reflexões acerca dos momentos mais importantes da vida de Jesus, entre eles, a sua crucifixão e morte.
Antes, porém, às 15h, os fiéis já encontravam-se reunidos na Basílica de Aparecida para consagrarem suas vidas à Senhora de Aparecida.
Nesta ocasião, o missionário redentorista, Padre Carlos Artur Annunciação, disse que na edição da Festa Litúrgica deste ano, a luz do tema “Com a mãe Aparecida, ser solidário na dor”, a novena de Nossa Senhora Aparecida procurou conduzir os fiéis a meditar sobre diversos aspectos da vida da Mãe do Filho de Deus.
Multidão de fiéis participou da Procissão Solene pelas ruas da cidade paulista de Aparecida | Foto: A12 |
“Queridos irmãos, chegou o grande dia da solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, depois de uma novena belíssima que nos ajudou a rezar e nos preparar para essa festa, e foi uma evangelização intensa para todo o povo, vamos renovar o nosso compromisso batismal, a nossa consagração”, afirmou.
O presidente da celebração, o reitor do Santuário Nacional, Padre Domingos Sávio da Silva, ressaltou o fato de que Jesus, após crucificado, vivenciou o momento mais importante de sua vida, sendo o que mais definiu o Seu amor pela humanidade, pois ali quis deixar “uma marca” para todos aqueles que pretendem segui-lo.
Os cristãos, continuou o Padre Domingos Sávio, podem contar com o apoio incondicional de Maria Santíssima como sua mãe e protetora e buscar sempre imitar esse amor de Jesus para com a humanidade.
“Com Nossa Senhora eu vou ser esse discípulo e essa discípula a quem Jesus ama e ao lado em pé, encorajando o meu irmão e a minha irmã em sua cruz”, finalizou.
Missa de encerramento da Festa da Padroeira e coroação da Virgem de Aparecida
Já na última celebração solene em honra a Padroeira do Brasil, a Imagem de Nossa Senhora foi aclamada e acolhida pelo público presente no Santuário, que recitava a canção Ave Maria.
Transladada pelos participantes da Procissão, a Imagem foi recebida pelo Bispo Auxiliar e celebrante, Dom Darci José Nicioli, responsável por fazer a coroação da Virgem de Aparecida.
Logo no início de sua homilia, o prelado aproveitou para parabenizar os voluntários e colaboradores que organizaram mais uma Festa da Padroeira, ressaltando inclusive que a última celebração é dedicada a eles, pois também são considerados romeiros de Aparecida.
“Cumprimos com nossa obrigação. Isso nos alegra muito, porque dá sentidos à vida, nos motiva a continuar fazendo da Casa da Mãe Aparecida a casa onde bate o coração católico do povo brasileiro”, enalteceu.
Em seguida, comentou sobre a dor de Maria, relacionando-a com o sofrimento de cada devoto, e pediu para que cada um de nós assumisse-a, da mesma forma como Ela fez.
“Todo sofrimento deve ser carregado. É a cruz de nosso Senhor que nos ensina esta verdade. Felizes aqueles que se apoiam em Maria para viver sua fé, e todos os obstáculos são superados, porque temos com ela a força de Deus”, esclareceu.
O Bispo Auxiliar ainda deixou uma mensagem direcionada a cada romeiro, solicitando que, ao retornarem para suas casas, tomassem conhecimento de que a peregrinação ao Santuário foi um motivo de renovação e de esperanças renovadas, sendo este “o grande milagre de Aparecida”.
Dom Darci José Nicioli foi o responsável por fazer a coroação da Virgem de Aparecida | Foto: A12 |
“A festa deste ano nos reforçou ainda mais. Sigamos! A festa da vida nunca pode acabar.
Haveremos de ter sempre vinho novo, que nos renova e haveremos de sermos também nós aqueles que levam o vinho novo a nossos irmãos e irmãs: o vinho da solidariedade, da caridade, da justiça, do amor e da paz”, concluiu.
Recorde
Em um balanço parcial feito pela organização da Festa de Nossa Senhora Aparecida, referente a movimentação de romeiros, mostrou que o Santuário Nacional alcançou um novo recorde de público para o dia dedicado a Virgem Santíssima.
No total, cerca de 182 mil fiéis visitaram a Casa da Mãe Aparecida neste domingo, números esses que surpreenderam a administração que ficou a cargo dos festejos a Aparecida.
No final daquela semana, cerca de 250 mil devotos compareceram à Basílica para reverenciar Nossa Senhora. Muitos desses romeiros tinham vindo a pé das romarias como forma de penitência e pagamento de promessas pelas graças alcançadas através da intercessão à Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe e protetora do Brasil. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações A12
Deixe seu comentário