Gaudium news > Curitiba: Santuário de Fátima festeja Jubileu de 60 anos

Curitiba: Santuário de Fátima festeja Jubileu de 60 anos

Curitiba – Paraná (Quarta-Feira, 08/10/2014, Gaudium Press) O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promoverá uma intensa programação em comemoração ao seu Jubileu de 60 anos de história.

Estão previstas as seguintes atividades: tríduo preparatório, carreata festiva, Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida, Missa do Jubileu, procissão de penitência, entre outras.

A novena preparatória acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro. No dia 9, às 19h, além do encontro do tríduo, haverá uma procissão luminosa. Neste dia, o tema a ser refletido será “O Reino de Deus transforma radicalmente as relações entre as pessoas”.O celebrante será o Padre Everton de Lara.

No dia 10, às 19h, ocorrerá a apresentação do grupo de jovens Jipes. A temática será “A oração – base da vida cristã”.

Na terceira noite, no dia 11, às 18h, acontecerá a participação especial da catequese. A celebração refletirá sobre “A Santa Missa – Eucaristia: comunhão real com Jesus Cristo e comunhão real com a comunidade”.

No domingo, dia 12 de outubro, às 9h, será realizada uma carreata comemorativa aos 60 anos do Santuário, com benção dos automóveis.

Em seguida, às 10h, acontecerá a Missa Festiva em ação de graças à padroeira. O celebrante será o Monsenhor Estanislau.

Mais tarde, às 19h, ocorrerá a Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Bispo Emérito Dom Pedro Fedalto.

A cerimônia contará com a participação do Coral Pastorinhos de Fátima.

Na segunda-feira, dia 13, dia da festa, a programação será a seguinte: 6h, procissão de penitência com a oração do terço, seguida de Santa Missa; 12h, oração do terço na Praça Cova da Iria; 15h, Missa pelos doentes; 19h, Missa do Jubileu, presidida pelo Monsenhor Estanislau e com a participação do Monsenhor Luiz de Gonzaga Goncalves.

Após a celebração será realizada a cerimônia de inauguração da identidade visual do Santuário. Em seguida, no salão paroquial, haverá homenagem às lideranças.

Ainda neste dia haverá o descerramento da placa em homenagem à Benfeitora Thusnelda Langer Rodrigues, doadora do terreno sobre a qual foi construída a Escola Nossa Senhora de Fátima, o Centro de Educação Infantil Mena Camargo, o salão paroquial e o Santuário Nossa Senhora de Fátima.

É importante ressaltar que a Igreja Católica concede Indulgência Plenária a todos que participarem de uma Missa Jubilar, desde que sigam os seguintes preceitos: confissão sacramental, comunhão eucarística na própria Missa, oração do Credo e orações pelo Sumo Pontífice.

O encerramento as atividades jubilares do Santuário de Nossa Senhora de Fátima se dará no dia 19 de outubro, às 10h, com Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Ademar dos Santos Ribeiro. Depois da Missa, acontecerá um almoço festivo.

O Santuário Nossa Senhora de Fátima fica localizado na Praça Cova da Iria, número 3, em Tarumã, na cidade de Curitiba.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (41) 3266-5384 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi fundada no dia 13 de outubro de 1954, por Dom Manoel da Silveira D’Elboux, na época Arcebispo de Curitiba.

No dia 13 de outubro de 1979, a Igreja Nossa Senhora de Fátima foi elevada a Santuário por decreto de Dom Pedro Fedalto, então Arcebispo de Curitiba.

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que apareceu repetidamente a três pastores, ainda crianças na altura das aparições, na cidade de Fátima, em Portugal, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917.

Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (excetuando em Agosto).

A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceito a combinação dos dois nomes – dando origem a “Nossa Senhora do Rosário de Fátima” – pois, segundo os relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, tanto que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas