Gaudium news > Patriarcado Latino de Jerusalém celebra São Francisco de Assis

Patriarcado Latino de Jerusalém celebra São Francisco de Assis

Jerusalém (Terça-feira, 07-10-2014, Gaudium Press) Um dos peregrinos da Terra Santa ao longo da história foi São Francisco de Assis, que viajou para conhecer pessoalmente os Santos Lugares nos quais Nosso Senhor Jesus Cristo viveu, pregou e deu sua vida. O Santo inculcou uma devoção especial a partir deste território em seus frades e no Capítulo Geral de 1217 se instaurou uma Província de Terra Santa por vontade sua. Os religiosos obtiveram dos reis Roberto I de Nápoles e Sancha de Mallorca o valor financeiro para adquirir o terreno do Cenáculo e pagar os direitos para poder celebrar Missas na Basílica do Santo Sepulcro. O Papa Clemente VI encarregou especialmente a custódia dos Santos Lugares aos franciscanos em 1342, e desde esta época a Festa de São Francisco de Assis tem uma particular importância para a Terra Santa.

Patriarcado Latino de Jerusalém celebra São Francisco de Assis.jpg
A celebração principal da festa de São Francisco de Assis se
transladou de forma inusual para o domingo 05 de outubro.
Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Neste ano, as celebrações pela festa do Santo ‘Poverello’ de Assis se prolongaram de forma inusual em Jerusalém por motivos de força maior. Como é tradicional, a memória litúrgica deu início na véspera da festa, o dia 03 de outubro. Nesse dia se celebraram as Primeiras Vésperas e o Rito do Trânsito de São Francisco. O dia da festa, 04 de outubro, a Missa principal se celebrou no Altar da Crucifixão no Santuário do Santo Sepulcro e o frade David Grenier, de origem canadense, fez seus votos definitivos na Ordem.

Apesar da beleza e do calor da celebração, uma certa frustação se produziu pela ausência de muitos crentes devido a que a festa de São Francisco coincidiu com a celebração judia do Yom Kippur e o fechamento de vias disposto pelas autoridades impediram aos católicos de chegar até o templo. A Custódia da Terra Santa decidiu transladar a celebração da memória do Santo para o dia seguinte, o domingo, 05 de outubro na Igreja do Convento do Santo Salvador.

A Missa dominical, que veio a ser a principal celebração em honra de São Francisco, não foi presidida por um sacerdote franciscano, mas pelo Prior do Convento Dominicano na Escola Bíblica de Jerusalém, Padre Guy Tardivy. Este gesto honra a tradição de irmandade entre as duas ordens religiosas segundo a qual um frade dominicano sempre celebra junto aos franciscanos a festa de São Francisco e um franciscano visita aos dominicanos o dia da memória litúrgica de Santo Domingo de Gusmão. Ambas ordens são mendicantes e foram fundadas na mesma época, guardando a partir de suas origens uma estreita fraternidade.

Diversas autoridades eclesiásticas concelebraram a Eucaristia, entre aqueles se conta o Bispo auxiliar latino de Jerusalém, Dom William Shomali, o Bispo emérito Kamal Bathish, o Bispo maronita de Galiléia, Dom Moussa Al-Haj e o Custódio da Terra Santa, Padre Pierbattista Pizzaballa. Também se fizeram presentes representantes das Igrejas orientais em comunhão com a Igreja autoridades civis e diplomáticas. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas