Gaudium news > Mexicanos celebram 90ª aniversário do I Congresso Eucarístico Nacional

Mexicanos celebram 90ª aniversário do I Congresso Eucarístico Nacional

Cidade do México – México (Terça-feira, 07-10-2014, Gaudium Press) Com um momento de recolhimento e oração diante do Santíssimo Sacramento o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México comemorou os 90 anos do Primeiro Congresso Eucarístico Nacional que ocorreu no país latino-americano no dia 05 de outubro de 1924. A solene adoração eucarística teve lugar ao concluir a Missa dominical que presidiu o purpurado na Catedral Metropolitana e diante da Custódia Monumental abençoada há 9 décadas, a qual está situada no Altar dos Reis no interior do templo capitalino.

Mexicanos celebram 90ª aniversário do I Congresso Eucarístico Nacional 1.jpg
A Custódia Monumental encontra-se
no Altar dos Reis no interior da
Catedral do México / Foto: SIAME.

Prévio à adoração ao Santíssimo Sacramento o Cardeal Rivera, fazendo referência às leituras proclamadas -especialmente à parábola dos vinhateiros-, disse na homilia: “Todos os aqui presentes podemos descobrir facilmente o grande amor que Deus tem ao nos chamarmos, ao eleger-nos, sem mérito algum de nossa parte, para que lhe pertençamos, para que sejamos membros do Corpo de Cristo, seu Filho, para que sejamos sua Igreja, Povo de sua propriedade, herdeiros de seu Reino. Nos encha de toda classe de cuidados, nos alimenta não só com a sua Palavras mas também com seu Corpo e com seu Sangue”.

Corpo e Sangue de Jesus Cristo que alimentou a Igreja que peregrina no México nestas décadas e que se adoraram na bela Custódia Monumental que muito bem descreveu há 90 anos o servo de Deus Dom Luis María Martínez, então Arcebispo do México, como “o coração espiritual de nossa pátria”.

Justamente o Primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu em um momento difícil para a história do México, que marcou a Fé dos mexicanos devido a intolerância religiosa que reinava naquele então, e que foi antessala da “Guerra Cristera” que viveu no país latino-americano de 1926 a 1929.

Uma editora de então fez referência ao ambiente que havia na sociedade mexicana para o evento Eucarístico: “O Congresso Eucarístico vinha efetuando-se com o beneplácito da sociedade inteira, e prova disso são as manifestações, quase unânimes, que fizeram ostensivelmente os vizinhos do México (…) nem no Centenário da Independência Nacional se advertiram entusiasmo e harmonia semelhante à maior parte das casas da metrópole ostentaram adornos em sinal de adesão ao Congresso, e as solenidades religiosas se viram tão concorridas que os locais onde se celebraram não podiam conter todas as pessoas que desejavam assistir a elas”.

Mexicanos celebram 90ª aniversário do I Congresso Eucarístico Nacional 2.jpg

O momento de Adoração ao Santíssimo foi
presidido pelo Cardeal Rivera, que
esteve acompanhado por dicersos
sacerdotes / Foto: SIAME.

Para o acontecimento se elaborou uma preciosa Custódia em prata, de tipo retangular, com incrustações de pedra, um peso de 380 quilos e mais de dois metros de altura, que contou para sua fabricação com uma generosa coleta de patrocinadores e a contribuição dos próprios fiéis. O evento se celebrou com uma solene procissão Eucarística ao interior do templo onde por mais de duas horas os fiéis foram ingressando para adorar ao Santíssimo Sacramento.

A monumental Custódia -considerada o maior tesouro espiritual da Catedral do México- sempre permaneceu no templo capitalino, excetuando o ano de 2000, quando saiu pela primeira vez à rua por ocasião do Segundo Congresso Eucarístico Nacional. Ela, como destaca o semanário ‘Desde la Fé’, foi tabernáculo da Eucaristia nos momentos mais importantes da história do México.

A ideia de realizar o Primeiro Congresso Eucarístico no México nasceu pelos Congressos Eucarísticos Internacionais que se originaram no ano 1881. A iniciativa foi de imediato apoiada pela Adoração Noturna, os Cavaleiros de Colón, outros movimentos Eucarísticos, além dos Bispos mexicanos que acolheram com grande entusiasmo o evento e o apresentaram no dia 20 de maio de 1923. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas