Gaudium news > Corda do Círio de Nazaré de 2014 chega a Belém do Pará

Corda do Círio de Nazaré de 2014 chega a Belém do Pará

Belém – Pará (Segunda-feira, 06-10-2014, Gaudium Press) A Festa do Círio de Nazaré é considerada aqui no Brasil uma das maiores demonstrações de Fé e amor dos milhares de devotos a Nossa Senhora de Nazaré, que vão ás ruas de Belém acompanhar o cortejo e pedir bênçãos a Santíssima Virgem. Anualmente, milhares de pessoas lotam os principais lugares da capital do Pará no intuito de reverenciar a Mãe do Filho de Deus.

Corda do Círio de Nazaré de 2014.jpg

Neste ano, como de costume, a organização da 222ª edição do Círio já vem sendo discutida e planejada desde o final da anterior, quando cerca de 2,2 milhões de pessoas saíram as ruas de Belém para celebrar essa data importante, instaurada pela Igreja no Brasil.

E para que os festejos sejam ainda mais especiais, a organização solicitou que a corda, considerada um dos símbolos de Fé dos católicos paraenses, fosse confeccionada em Santa Catarina.

Durante a Festa Litúrgica, ela será disputada pelas centenas de fiéis da Virgem Santíssima ao longo das Romarias.

A corda mede aproximadamente 800 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro, semelhante a do ano passado. Além disso, ela é feita de sisal, sendo dividida em dois pedaços menores, cada um com 400 metros.

Em um desses pedaços será usado na Trasladação da Imagem de Nazaré. A outra metade, ficará guardada para a grande romaria do domingo, dia 12 de outubro, quando também é comemorado a Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

A tradição da corda do Círio de Nazaré já vem de muitos anos, quando foi usada pela primeira vez nas procissões do ano de 1855. Naquela época, a berlinda que conduzia a Imagem de Nossa Senhora ficou imóvel durante uma das romarias e precisou ser puxada desta forma. Mais tarde, o objeto foi incorporado às festividades, tornando-se uma das referências da Festa, o que simbolizava a união dos devotos a Nossa Senhora. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações www.ciriodenazare.com.br

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas