Gaudium news > Diocese de Uruguaiana prepara a festa de Nossa Senhora Conquistadora – 2014

Diocese de Uruguaiana prepara a festa de Nossa Senhora Conquistadora – 2014

Uruguaiana – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 06/10/2014, Gaudium Press) A Diocese de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, promoverá uma peregrinação da imagem de Nossa Senhora Conquistadora pelas paróquias da região. A atividade será realizada em preparação a 23ª Romaria de Nossa Senhora Conquistadora, que inicialmente estava prevista para o dia 19 de outubro, mas foi transferida para o dia 23 de novembro, com o tema “Com Maria, caminhamos na estrada de Jesus”.

A celebração de abertura da festa ocorreu nos dias 27 e 28 de setembro em todas as comunidades paroquiais da cidade gaúcha. A programação da visitação da imagem terá início no dia 8 de outubro, na paróquia São Francisco de Borja, em São Borja. No dia seguinte, 9 de outubro, a imagem estará na Paróquia Imaculada Conceição, também em São Borja. No dia 10 de outubro, a imagem peregrina visitará a Paróquia São José, em Alegrete. Já a Paróquia Nossa Senhora da Conceição receberá a imagem no dia 11.

Nos demais dias, a peregrinação ocorrerá da seguinte forma: dia 12, na Paróquia São João Batista – Quaraí; dia 13, na Paróquia N. Sra. Conquistadora – Alegrete; dia 15, na Paróquia São Francisco de Assis – São Francisco de Assis; dia 16, na Paróquia N. Sra. dos Navegantes – Manoel Viana; dia 17, na Paróquia Santa Terezinha – Itacurubi; dia 18, na Paróquia N.Sra. da Conceição – Santiago; dia 19, na Paróquia N.Sra. da Conceição – Santiago; dia 21, na Paróquia São Patrício – Itaqui; dia 22, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Maçambará.

Mais próximo do evento, de 14 a 22 de novembro, será realizada a novena móvel nas paróquias da Arquidiocese de Uruguaiana.

Nossa Senhora Conquistadora

Foi o Padre Roque Gonzáles, um missionário mártir jesuíta, que pela primeira vez se referiu a Nossa Senhora, a Mãe de Deus, como Conquistadora. Em 1614, o sacerdote recebeu de presente do Superior Provincial da Companhia de Jesus, o Padre Diogo de Torres, por ocasião de sua visita a redução Santo Inácio Guaçu, um quadro pintado pelo Irmão Bernardo Rodrigues, SI, representando a Imaculada Conceição.

Pela ocasião ocorreu uma grande festa e dois morubixas vizinhos estavam observando toda a festa feita à Nossa Senhora. O Padre Diogo, vendo-os, tomou a iniciativa de os convidar para fazer a catequese, para tornarem-se cristãos, mas eles recusaram e fugiram. O povo da redução sabendo do fato colocou-se em oração e vigília diante do quadro da Mãe para pedir pela conversão dos dois caciques.

No dia seguinte os dois retornaram na companhia de mais um, com a intenção de assumir eles com suas tribos a fé cristã. Diante deste fato o Padre Roque voltou-se para a imagem e com muito entusiasmo a chamou de conquistadora, pois ela havia feito uma conquista espiritual daqueles corações.

A devoção a Nossa Senhora Conquistadora continua forte, em toda região da campanha e oeste do Rio Grande do Sul, e principalmente na Diocese de Uruguaiana, onde ela é a Padroeira da Diocese. A Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora é uma marca da fé do povo por essa Mãe tão cativante. Esse ano será no dia 28 de outubro. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas