Gaudium news > Bispos vietnamitas exortam aos fiéis a praticarem a Mensagem de Fátima

Bispos vietnamitas exortam aos fiéis a praticarem a Mensagem de Fátima

Hanoi – Vietnã (Sexta-feira, 03-10-2014, Gaudium Press) A Comissão Episcopal de Justiça e Paz do Vietnã publicou uma carta dirigida ao “povo de Deus dentro e fora do país” sobre a crescente tensão entre o Vietnã e China por uma disputa territorial marítima. Na mensagem, os prelados oferecem uma visão transcendente dos acontecimentos e fazem um chamado à oração dos fiéis para obter as mudanças que assegurem a paz na região: “Devemos continuar colocando em prática a mensagem de Nossa Senhora”, exortaram, “e orar pela paz no mundo para que a China se converta e cheguem uma paz e uma justiça duradouras no Vietnã”.

Bispos vietnamitas exortam aos fiéis a praticarem a Mensagem de Fátima.jpg

A Mensagem de Fátima contêm as
indicações necessárias para obteer
uma mudança que conduza à conversão
e a paz nas nações destacou a Igreja
no Vietnã. Foto: Gaudium Press.

“No âmbito internacional, a paz está ausente em muitas partes do mundo”, afirma a carta da Comissão Episcopal, que descreveu as diversas tensões e conflitos que se apresentam em diversas regiões, as que se soma a possibilidade de confrontação entre a China e o Vietnã. Os prelados fazem uma crítica das decisões que conduziram a presente tensão, assim como a ainda preocupante situação de direitos humanos que, incluindo a liberdade religiosa, seguem sendo desrespeitados no país. “Como cidadãos de seu país, os católicos não podem permanecer indiferentes diante deste estado das coisas, e do destino de sua nação”, advertiram os Bispos.

A atualidade da Mensagem de Fátima

A visão dos prelados sobre esta realidade é dar um renovado testemunho cristão, vinculado à Santíssima Virgem: “A partir da perspectiva da Fé, nos encontramos com uma resposta às perguntas apresentadas pela situação atual na mensagem de Fátima”, expressa a carta. “Arrependei-vos, arrependei-vos, mudai vossas vidas! Rezai o Rosário todos os dias, para trazer a paz à humanidade e para pôr fim à guerra”, citaram os membros da Comissão. “Se seguirdes minhas recomendações, se salvarão muitas almas. E se fará a paz (…). Do contrário, Rússia espalhará estas falsas doutrinas no mundo e a guerra estourará. A Igreja será perseguida e martirizada…”

“Nossos antepassados obedeceram aos ensinamentos da Virgem. Eles confiaram na providência de Deus e co ardor colocaram em prática sua mensagem”, expressaram os prelado. “Assim, a Rússia e todo o bloco da Europa do Leste deram a volta e saíram de sua ideologia atéia para voltar ao caminho correto. Enquanto nós, temos que seguir para colocar a mensagem de Nossa Senhora em prática, orar pela paz mundial, para que a China se converta e para que a justiça e a paz verdadeiras se estabeleçam no Vietnã”.

Os Bispos vietnamitas recordaram que o hoje Papa emérito Bento XVI insistiu sobre a atualidade da mensagem das aparições da Santíssima Virgem em Fátima e exortou a seguir fielmente as indicações que contêm sua mensagem. “A Comissão de Justiça e Paz, que depende da Conferência Episcopal do Vietnã, convoca toda a comunidade do povo de Deus a participar na Santa Missa, confessar-se, comungar, participar na visita ao Santíssimo Sacramento, a recitar o rosário, a fazer sacrifícios coletivos voluntários como o jejum e a abstinência, a ajuda aos pobres, anciões, e outras obras de caridade segundo as ocasiões que se apresentem a todos e orar por eles em conformidade com o que se estabelece a respeito de cada comunidade”.

Segundo a Comissão, este compromisso pode conseguir a transformação das condições atuais nos países, para que os governos busquem autenticamente o bem comum e cessem os conflitos nos diversos lugares. “Oremos para que todos os homens ponham fim imediatamente às ações violentas”, exortaram os prelados, “para que as partes no conflito saibam negociar e trabalhar juntos, no amor e na verdade. Todos vocês, com um só coração e uma só alma, perseverem em oração. Deus, nosso Pai, Jesus Cristo Nosso Senhor nos conceda a graça e a paz a todo o mundo e ao nosso país”, concluiu a mensagem. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas