Gaudium news > Renúncia e nomeação “lusófonas” são divulgadas pelo Vaticano

Renúncia e nomeação “lusófonas” são divulgadas pelo Vaticano

Cidade do Vaticano (Quarta, 22-07-2009, Gaudium Press) Uma nomeação e uma renúncia, ambas “lusófonas”, foram divulgadas hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Sobre a nomeação, o Papa Bento XVI nomeou para comandar o governo pastoral de diocese de Santiago de Cabo Verde, um dos países de fala portuguesa na África, monsenhor Arlindo Gomes Furtado, então bispo de Mindelo. Ele assume no lugar de Paulino do Livramento Évora, que renunciou por motivos de idade, conforme prega o Código de Direito Canônico.

A renúncia, por sua vez, foi em uma prelazia brasileira. Bento XVI aceitou o pedido de afastamento do bispo redentorista Joércio Gonçalves Pereira para a prelazia de Coari, no centro do estado do Amazonas. A prelazia foi criada no dia 13 de julho de 1963 pelo Papa Paulo VI e confiada à Congregação do Santíssimo Redentor, dos chamados “redentoristas”.

Biografia

Monsenhor Furtado é caboverdiano, nascido em Santa Caterina no dia 15 de novembro e 1949, na diocese de Santiago de Cabo Verde. Foi ordenado sacerdote em 18 de julho de 1976. Em novembro de 2003 foi eleito bispo, recebendo a consagração episcopal em 22 de fevereiro de 2004.

O bispo redentorista dom Joércio é o responsável pela prelazia de Coari desde 28 de fevereiro de 2007. Antes, em novembro de 2005, fora nomeado prelado coadjutor para a função por Bento XVI, sendo empossado em 26 de fevereiro de 2006. Assumiu a prelazia em fevereiro de 2007, sucedendo dom Gutemberg Freire Régis, também redentorista.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas