Gaudium news > Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia se reúne com senadora para discutir negociação com as Farc

Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia se reúne com senadora para discutir negociação com as Farc

Bogotá (Terça, 21-07-2009, Gaudium Press) O presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), monsenhor Rubén Salazar Gómez, se reuniu nesta terça-feira com a senadora de oposição ao governo federal Piedad Córdoba para discutir o processo de libertação dos seqüestrados em poder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

“Conversamos sobre o tema que mais preocupa o país neste momento, que é o das libertações”, revelou a senadora a jornalistas que aguardavam do lado de fora da sede da CEC em Bogotá, onde ocorreu a reunião.

“As Farc aceitaram a presença da Igreja na negociação e é nesse sentido que nos reunimos (…) e para ver como podemos avançar”, completou a política.

Antes da reunião com monsenhor Salazar Gómes, Córboda se encontrou com o arcebispo de Bogotá, cardeal Pedro Rubiano Sáenz.

Negociação

No início do mês, a guerrilha emitiu em uma página na internet um comunicado dizendo que havia disposição para libertar o cabo do Exército, Pablo Emilio Moncayo, e o soldado José Daniel Calvo desde que a senadora Piedad Córdoba estivesse presente, mas o presidente Álvaro Uribe teria recusado a exigência e as libertações não aconteceram.

No entanto, no final da semana passada o presidente resolveu aceitar a participação de Córdoba nas negociações mas exigiu que os 24 sequestrados pelas Farc fossem libertados unilateralmente. A guerrilha discordou e informou, por meio de uma carta a senadora, que libertaria os militares Calvo e Moncayo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas