Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia se reúne com senadora para discutir negociação com as Farc
Bogotá (Terça, 21-07-2009, Gaudium Press) O presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), monsenhor Rubén Salazar Gómez, se reuniu nesta terça-feira com a senadora de oposição ao governo federal Piedad Córdoba para discutir o processo de libertação dos seqüestrados em poder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
“Conversamos sobre o tema que mais preocupa o país neste momento, que é o das libertações”, revelou a senadora a jornalistas que aguardavam do lado de fora da sede da CEC em Bogotá, onde ocorreu a reunião.
“As Farc aceitaram a presença da Igreja na negociação e é nesse sentido que nos reunimos (…) e para ver como podemos avançar”, completou a política.
Antes da reunião com monsenhor Salazar Gómes, Córboda se encontrou com o arcebispo de Bogotá, cardeal Pedro Rubiano Sáenz.
Negociação
No início do mês, a guerrilha emitiu em uma página na internet um comunicado dizendo que havia disposição para libertar o cabo do Exército, Pablo Emilio Moncayo, e o soldado José Daniel Calvo desde que a senadora Piedad Córdoba estivesse presente, mas o presidente Álvaro Uribe teria recusado a exigência e as libertações não aconteceram.
No entanto, no final da semana passada o presidente resolveu aceitar a participação de Córdoba nas negociações mas exigiu que os 24 sequestrados pelas Farc fossem libertados unilateralmente. A guerrilha discordou e informou, por meio de uma carta a senadora, que libertaria os militares Calvo e Moncayo.
Deixe seu comentário