Aumenta número de refugiados somalis após intensificação de conflitos
Genebra (Terça, 21-07-2009, Gaudium Press/RV) Por meio de seu porta-voz, Ron Redmond, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) revelou hoje que nas últimas duas semanas aumentou drasticamente o número de pessoas em êxodo da capital da Somália, Mogadíscio. A cidade acompanha desde o fim de maio combates frequentes entre forças do governo e grupos rebeldes insurgentes. De acordo com o Acnur, nos últimos 15 dias 20 mil somalis deixaram Mogadísico.
“O número total de somalis obrigados a abandonar suas casas desde o começo do conflito, em 7 de maio, já chega a 223 mil pessoas”, aprofundou Redmond.
O porta-voz do Acnur afirma ainda que o aumento da instabilidade e da violência no país vem dificultando o acesso de agentes humanitários no atendimento às vítimas da guerra civil na região.
Segundo ele, o montante de pessoas em fuga é alto demais para que o pessoal humanitário consiga acompanhar e destinar todos a abrigos oficiais. Com isso, mostrou-se preocupado com grande número de deslocados, que encontraram refúgio na região de Afgooye, onde “estão amontoados, com pouca ou nenhuma condição de sobrevivência básica”.
“As organizações humanitárias locais estão sobrecarregadas e lutam para assistir os que chegaram recentemente. Faltam alojamentos, instalações de saneamento e água potável”, completou.
Deixe seu comentário