Cardeal de São Paulo escreve carta aos Clérigos, Religiosos e Leigos da Arquidiocese
São Paulo (Sexta-feira, 26-09-2014, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, 26 de setembro, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, enviou uma carta aos Bispos Auxiliares, Padres, Diáconos, Consagrados, Consagradas, Leigos e Leigas da Arquidiocese de São Paulo. Na mensagem, o purpurado agradece as orações pelo seu aniversário natalício e aproveita para pedir orações pelo Sínodo dos Bispos que ocorrerá entre os dias 05 a 19 de outubro em Roma.
Leia abaixo a mensagem na íntegra:
Escrevo para saudar a todos neste final do mês de setembro. Agradeço de coração a todos os que me enviaram saudações e mensagens e, especialmente, a quem rezou por mim, no meu aniversário natalício, dia 21 de setembro. Deus lhes pague! E continuem rezando por mim.
Aproxima-se a assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos: a abertura será no dia 05 de outubro em Roma e a conclusão, no dia 19 de outubro; neste mesmo dia conclusivo, que será o Domingo das Missões, o papa Francisco fará a beatificação do papa Paulo VI. Foi este Papa que instituiu o Sínodo dos Bispos na Igreja de rito latino, em 1965, a pedido dos Padres Conciliares.
O tema da assembleia extraordinária do Sínodo, como já é bem conhecido, será: “Os desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização”. Convocada pelo papa Francisco, a Igreja se interroga sobre como realizar a (nova) evangelização da família nos atuais contextos desafiadores que ela vive? Muitas serão as questões abordadas, como podem ver no Instrumento de Trabalho (Instrumentum laboris) do Sínodo, e encontrável site www. arquidiocesedesaopaulo.org.br.
O papa Francisco pede que o domingo, dia 28 de setembro, seja um dia de especiais preces pelo Sínodo. Peço-lhes lembrarem isso nas suas comunidades, especialmente nas Missas deste domingo. Ao mesmo tempo, continuem a rezar pelo Sínodo e acompanhem com vivo interesse o desenrolar desta assembleia extraordinária do Sínodo. Os Meios de Comunicação ligados à Igreja transmitirão abundante informação sobre esse evento eclesial. Eu também estarei participando da assembleia do Sínodo, a convite do Papa Francisco.
Outras questões de particular interesse no início do mês de outubro são a Semana Nacional pela Vida (dias 01 a 08) e o Dia do Nascituro (08 de outubro), por iniciativa da CNBB. O foco é a valorização da vida humana e da vida em geral. Sugiro que em todas as comunidades sejam feitas manifestações especiais de apreço e valorização da vida humana e de defesa da vida, onde ela estiver sendo desprezada ou ameaçada. Seria belo promover momentos de oração e bênção das mães gestantes e lactantes, dos enfermos e idosos; e também manifestações públicas de denúncia contra aquilo que ameaça a saúde e a vida das pessoas e da natureza. Um pouco de criatividade e fantasia ajuda… Dia 8 de outubro sejam feitas manifestações de valorização e acolhida alegre da vida nascente.
Enfim, no dia 25 de outubro teremos em São Paulo, na Catedral da Sé, às 10h00, a beatificação de Madre Assunta Marchetti, co-fundadora das Irmãs Missionárias Carlistas (Scalabrinianas), que nasceu na Itália mas veio ao Brasil em 1895 e faleceu em São Paulo em1948. Dedicou a sua vida aos pobres, aos doentes e às crianças. Foi uma grande testemunha do Evangelho de Jesus Cristo em nossa Cidade! Trata-se de um evento singular, pois não acontece todos os dias… Por isso, convido todos a participarem desse momento de alegria e louvor a Deus.
Aproveito a ocasião para saudar a todos e para lhes desejar todo o bem! Fiquem com Deus e sua bênção os/as acompanhe!
Card. Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
Deixe seu comentário