Gaudium news > Santuário argentino receberá mais de 600 cavaleiros em peregrinação

Santuário argentino receberá mais de 600 cavaleiros em peregrinação

Luján – Argentina (Quinta-feira, 25-09-2014, Gaudium Press) O Santuário de Nossa Senhora de Luján receberá mais uma vez neste final de semana, 27 e 28 de setembro, a milhares de gaúchos que chegarão aos pés de sua Padroeira para render-lhe uma cálida homenagem. O evento ocorre há 69 anos, sempre no mês de setembro, com uma nutrida presença de ginetes -calculam-se mais de 600 para este ano de 2014- que irão acompanhados de seu habitual desfile pela avenida principal de Luján, e dos acostumados encontros musicais e culturais.

cavaleiros em peregrinação1.jpg
Para a peregrinação os gaúchos chegam vestidos com seus trajes
tradicionais / Foto: hacerenlujan.com.ar.

Organizada desde suas origens pelos círculos criolos “El Rodeo” e “Martín Fierro”, junto com o Município de Luján, a peregrinação reúne a cada ano os ginetes da zona campestre deste lugar, assim como de Moreno, Jáuregui e localidades próximas, além de outros que se somaram ao acontecimento. Todos se encontrarão no Santuário mariano para celebrar a Fé e encomendar-se à Virgem nesta invocação.

O encontro, considerado como o maior evento de concentração equina do mundo -já que reúne mais de 120 associações e chegam a participar por volta de 7 mil gaúchos-, se realiza todos os anos no último domingo de setembro. O grande promotor desta romaria foi Dom Anunciado Serafini, então Bispo de Mercedes, que em 1945 motivou uma peregrinação de pessoas a cavalo, com carruagens e carroças até o Santuário, para render uma homenagem a Nossa Senhora, também conhecida como “Virgem gaúcha”.

cavaleiros em peregrinação2.jpg

Durante a peregrinação gaúcha ocorre o tradicional
desfile de ginetes, carruagens e carroças diante
da Basílica Nacional de Luján / Foto:
lujanargentina.com.

É tradição que durante a peregrinação, sobretudo na chegada dos gaúchos a Luján, se levam a cabo os chamados ‘fogones’, assim como as ‘guitarreadas’, se degustem pratos tradicionais e os peregrinos cheguem ao lugar vestindo seus trajes típicos gaúchos.

Por sua vez, o domingo, quando ocorrem as homenagens marianas, tem lugar a celebração eucarística no Santuário da Virgem de Luján. E uma vez culminada a celebração Eucarística, segue o tradicional desfile gaúcho com ginetes, carruagens e carroças que ocorre diante da Basílica Nacional.

Devido a riqueza espiritual e cultural da peregrinação, assim como o número de pessoas que participam nela, a romaria já foi declarada de Interesse Nacional pela Secretaria da Nação; de Interesse Cultural, pela Secretaria de Cultura da Presidência da Nação; assim como de Interesse Provincial e Municipal Permanente. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas