Gaudium news > Como ganhar a Indulgência Plenária durante o Ano Jubilar Teresiano em Ávila?

Como ganhar a Indulgência Plenária durante o Ano Jubilar Teresiano em Ávila?

Ávila – Espanha (Quinta-feira, 25-09-2014, Gaudium Press) No próximo dia 15 de outubro iniciará oficialmente o Ano Jubilar Teresiano que concedeu o Santo Padre Francisco por ocasião dos 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus, mística, doutora da Igreja e reformadora do Carmelo. Tal como ficou consignado no Decreto da Penitenciaria Apostólica dado a conhecer no mês de abril deste ano, durante este tempo de graças -que iniciará no mês de outubro e se estenderá até outubro de 2015-, os fiéis que se unam com devoção a esta celebração poderão obter a Indulgência Plenária.

Ano Jubilar Teresiano em Ávila2.jpg

E como ganhar a Indulgência no Ano Teresiano? O Bispo de Ávila, Dom Jesús García Burillo, designou uma lista de templos onde os fiéis poderão obter a remissão diante de Deus da pena temporal dos pecados que foram perdoados, graça que se obtém com a Indulgência Plenária e que poderá lucrar-se durante o tempo jubilar na cidade de Santa Teresa.

Ditos templos são os seguintes: Igreja Catedral de Ávila, Igreja da Santa em Ávila (casa natal de Teresa de Jesus), a Igreja do Convento de São José (onde ocorreu a primeira fundação de Santa Teresa em Ávila), Igreja do Convento da Encarnação (que foi a casa da santa entre 1535 e 1562, e onde tomou seus hábitos), Igreja do Convento de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, em Duruelo, Ávila (que é onde inicia a reforma masculina do Carmelo), a Igreja do Convento da Imaculada e São José em Arenas de São Pedro, a Igreja do Convento do Amor Misericordioso e da Mãe de Deus em Piedrahita, a Igreja do Convento da Mãe de Deus em Fontiveros, a Igreja do Convento de Graças das Monjas Augustinhas e a Igreja do Convento de São Tomás dos Padres Dominicanos em Ávila.Ano Jubilar Teresiano em Ávila.jpg

De acordo com o Decreto emitido pela Penitenciaría Apostólica, e como está estipulado no Catecismo da Igreja Católica, só poderão obter a Indulgência Plenária aqueles fiéis que estejam verdadeiramente arrependidos de seus pecados e cumpram as condições que estão estipuladas para esta graça especial, que consiste na Confissão Sacramental, quer dizer, aproximar-se ao sacramento da reconciliação, receber a Comunhão e orar pelas intenções do Sumo Pontífice.

Ao cumprir estas três condições, a Indulgência poderá ser obtida pelos fiéis ou aplicar-se para as almas do Purgatório, sempre e quando visitem em peregrinação os templos jubilares e participem ali de algum rito sagrado, como é a Missa do peregrino, ou permaneçam durante um tempo em devota oração diante de uma imagem de Santa Teresa de Jesus solenemente exposta.

Aquelas pessoas que estão impedidas por enfermidade ou ancianidade também poderão ganhar a Indulgência Plenária se cumprirem com as três condições estipuladas para obtê-la e se unam espiritualmente às comemorações jubilares oferecendo seus sofrimentos diante de alguma imagem de Santa Teresa de Jesus.

Além da Indulgência Plenária os fiéis peregrinos que participem das principais celebrações jubilares poderão receber a Bênção Papal que o Santo Padre Francisco concedeu para este tempo de graça. A bênção será dada no próximo dia 15 de outubro, quando inicia o Ano Jubilar; assim como no Natal (o próximo dia 25 de dezembro), no aniversário de nascimento de Santa Teresa de Ávila (28 de março de 2015), durante a Páscoa da Ressurreição (5 de abril de 2015) e no encerramento do Ano Jubilar (dia 15 de outubro de 2015).

O jubileu teresiano será inaugurado no próximo dia 15 de outubro no marco de uma celebração eucarística que será presidida por Dom Ricardo Blázquez, Arcebispo de Valladolid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, na Praça de Santa Teresa em Ávila, onde se prevê que participem por volta de 6 mil pessoas. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas