Cidade peruana celebra 480 anos de presença Franciscana
Cusco – Peru (Quarta-feira, 24-09-2014, Gaudium Press) “480 anos percorrendo os caminhos de Cusco” é o lema com o qual a Fraternidade do Convento de São Francisco iniciou no dia 17 as comemorações pelos 480 anos da chegada dos primeiros frades franciscanos à cidade peruana.
|
O Convento de São Francisco, fundado em 1534 pelo frei Pedro Português. |
A abertura deste acontecimento ocorreu durante uma cerimônia que ocorreu no Convento de São Francisco, fundado em 1534 pelo Frei Pedro Português, e contou com a presença de Dom Juan Antonio Ugarte Pérez, Arcebispo de Cusco, que saudou a toda a fraternidade franciscana do Convento cusquenho, aos quais animou a seguir desenvolvendo as diversas obras sociais a favor dos que mais necessitam, tal como foi desde a fundação do Convento de São Francisco na cidade.
Por sua vez, o Frei Juan Apumayta Bautista, O.F.M, que é o Guardião do Convento, dirigiu um convite aos fiéis de Cusco e peregrinos, para que particiepm das celebrações que ocorrerão em ação de graças à Deus pela presença franciscana, e também em memória de tantos missionários franciscanos que por séculos evangelizaram as terras peruanas.
Igreja e Convento dos Franciscanos em Cusco
O Convento dos Franciscanos em Cusco é um dos templo insígnes da cidade peruana. Sua construção inicial ocorreu em 1534 no que hoje é o bairro São Brás, mas depois -após quatro anos-, foi transladado para o bloco de Nazarenas no palácio antigo de Qasana -que pertenceu ao Inca Pachakutek-, onde está a Praça Maior, e finalmente, no ano 1549, localizado no extremo da Cusipata inca nos terrenos que pertenceram ao conquistador Hernando Pizarro, no que hoje é o bloco de São Francisco. A edificação só foi concluída em outubro de 1651, devido ao que se viu seriamente afetada com o terremoto que ocorreu em Cusco no ano de 1650.
A igreja consta de uma torre alta e duas cercas sólidas. Sua planta tem forma de cruz latina e possui três naves. O altar, de estilo neo-clássico, possui na parte central uma imagem de São Francisco de Assis e da Imaculada Conceição. No interior do Convento também se encontra uma monumental tela que representa a genealogia franciscana que foi realizado por Juan Espinoza dos Monteros, pintor do século XVII, e representa 12 ramos da Ordem de São Francisco de Assis com mais de 600 personagens, 224 escudos e 203 legendas de biografia.
No recinto também se encontram diversas obras de arte realizadas por artistas cusquenhos, e na Igreja sobressai o coro que foi talhado em cedro local pelos frades franciscanos Antonio de Paz, Luis Montes e Isidro Fernández Inca, o qual possui imagens de mais de 90 santos da Igreja Católica, além de um grande órgão alemão. Toda a infraestrutura do Convento foi edificada em pedra. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário