Gaudium news > Etapa da “Volta da França” passa hoje pelo Vale d’Aosta; Papa abençoa ciclistas

Etapa da “Volta da França” passa hoje pelo Vale d’Aosta; Papa abençoa ciclistas

Vale d’ Aosta (Terça, 21-07-2009, Gaudium Press) Acontece hoje a 16ª etapa da “Volta da França” uma das mais importantes e tradicionais competições de ciclismo do mundo. O percurso entre Martigny e Bourg-Saint-Maurice, de 159 km, é próximo à região do Vale d’Aosta, onde Bento XVI se encontra em férias. Por conta disso, o Papa endereçou hoje uma cordial saudação e bons votos aos participantes da “Volta” e também a todos os esportistas do mundo.

“O Papa endereça o seu cordial saúdo a todos os atletas e aos organizadores da corrida e estende ao mesmo tempo o seu pensamento a todos os esportistas empenhados neste período de várias atividades e competições, desejando que esse comprometimento com o esporte contribua para o crescimento integral da pessoa e respeito dos valores morais e educativos”, diz o comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Junto do Giro d’Italia e da Vuelta a España, a Tour de France – ou Volta da França – faz parte do Grand Tour do calendário de ciclismo da Europa. A competição se desenvolve por todo o mês de julho, verão no Hemisfério Norte. Nela, os ciclistas devem percorrer diversas etapas que ao final somam cerca de 3000 km, entre altiplanos, montanhas, cidades e regiões costeiras. Invariavelmente, algumas provas da competição francesa – como essa, a 16ª – acabam se “estendendo” também a países fronteiriços.

O 16º dia da competição parte de Martigny, no distrito suíço de Valais, e termina em Bourg-Saint-Maurice, capital do distrito de Savoie, também na Suíça, pela parte dos Alpes altos. Os ciclistas irão percorrer hoje 159 quilômetros em um trecho entre França, Itália e Suíça. Nesse mesmo trecho se encontra também o Vale d’Aosta, próximo a Introd, onde se localiza em Les Combes o chalé de verão em que Bento XVI passa suas férias.

O tempo do descanso do Papa, aliás, segue conforme o programa. Domingo o pontífice teve oportunidade de ver os Alpes de helicóptero, quanto voltava de Romano Cavarese, onde presidiu a tradicional oração mariana do Ângelus. Ontem, repousou.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas