Gaudium news > Encontro no Rio de Janeiro aborda sobre a comunicação na vida do sacerdote

Encontro no Rio de Janeiro aborda sobre a comunicação na vida do sacerdote

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 12-09-2014, Gaudium Press) Diversos religiosos e conferencistas de vários países participaram de um encontro na Igreja do Rio de Janeiro que teve como base o tema “A comunicação na vida de um sacerdote”.card_orani.jpg

O evento foi inaugurado pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, pelo vigário episcopal para a Comunicação Social, cônego Marcos William Bernardo, e por um dos organizadores, Padre Arnaldo Rodrigues.

Nesta ocasião, Dom Orani destacou o uso de ferramentas de comunicação para o exercício do ministério presbiteral. Segundo ele, os tempos atuais são mais exigentes e complexos acerca da comunicação.

“Não podemos dar nada como pressuposto, acreditar que todos já sabem tudo sobre a Fé, pois, assim, corre-se o risco de que outras pessoas entendam a mensagem de forma equivocada. A evangelização é uma tarefa constante”, assinalou.

Além disso, o purpurado disse que “o padre precisa não apenas entender o contexto comunicativo no qual está inserido como também ser comunicação”, pois ele deve “transmitir realmente aquilo que está em seu coração e em sua vida”.

“O dom para o discurso não tem a mesma importância se não for usado para falar daquilo que verdadeiramente é vivenciado”, observou.

O Padre Gildásio Mendes dos Santos, membro da equipe de representantes das instituições católicas de ensino superior junto ao Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, abordou sobre o desafio da contemplação no mundo moderno.

Para o sacerdote, “somos parte da comunicação conectada, e todos nós estamos ligados com a internet, celulares”, pois “esse é o mundo que vivemos, faz parte de todos nós”.

Já o professor de dimensão econômica na Igreja, da Pontificia Univertsità dela Santa Croce, em Roma, Padre Cristian Mendonza, comentou a respeito do compromisso que o sacerdote tem de evangelizar o próximo.

“O padre recebe uma ordem do bispo e aprende a se comunicar com o mundo a partir de uma linguagem que segue uma lógica diferente: a da Fé. Para que isso ocorra, o sacerdote precisa desenvolver o discernimento dos valores em cada contexto social em que vive”, explicou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas