Gaudium news > Arcebispo argentino ensina fiéis a rezarem sempre e sem interrupção

Arcebispo argentino ensina fiéis a rezarem sempre e sem interrupção

La Plata – Argentina (Sexta-feira, 12-09-2014, Gaudium Press) O Arcebispo de La Plata (Argentina), Dom Héctor Aguer, recomendou aos católicos seguir o conselho de São Paulo de “orar sempre e sem interrupção” e sugeriu uma maneira prática de realizá-lo na vida cotidiana. Este conselho espiritual foi o centro de sua locução televisiva no programa “Chaves para um Mundo Melhor”, que é transmitido em seu país. “Rezar o tempo todo, como isso é possível?”, questionou o prelado aos telespectadores.

dom_hector_aguer.jpg

Os católicos estão chamados a rezar
e permanecer de forma constante na
presença de Deus, explicou Dom
Héctor Aguer. Foto:
Mazur/catholicnews.org.uk

“Todos nós estamos acostumados a rezar e suponho que vocês e eu rezamos todos os dias”, começou sua explicação o Arcebispo. “Mas há algo que, quem sabe, não temos em conta: nossas orações ocupam um tempinho, alguns momentos no dia”. Dom Aguer manifestou que estes curtos lapsos de contato com Deus não são suficientes e que às vezes são afetados por distrações e afãs que impedem que a oração deixe “uma marca profunda no nosso coração”.

O prelado afirmou que, enquanto uns oram mais e outros menos, todos deveriam esforçar-se em promover a prática da oração e estender a presença de Deus ao longo do dia para poder orar sem interrupção como o propunha o Apóstolo. “Isso o dizia àqueles cristãos mas não está dizendo hoje a nós”, comentou o Arcebispo. Também comentou a prática dos sacerdotes e religiosos de rezar a Liturgia das Horas para consagrar vários momentos do dia a Deus e renovou sua pergunta: “Como se pode fazer isso de orar continuamente, orar o tempo todo?”.

Para respondê-la, citou a Santo Agostinho, que afirmou: “Oramos todo o tempo com o desejo contínuo da Fé, a Esperança e a Caridade”. Dom Aguer explicou que isto significa que o cristão pode “inclusive enquanto estamos fazendo outras coisas, ter o coração posto em Deus”. No entanto, reconheceu que esta disposição interna não é fácil, pelo qual comentou uma prática dos cristãos no Oriente e que recebe o nome de “oração de Jesus”. Os crentes nessas regiões, explicou, repetem frequentemente a frase “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tenha pena de mim, pecador”. Para o Arcebispo este exercício tem grande valor. “Com esta frase estão adorando a Cristo, reconhecendo sua divindade e fazendo um ato de contrição, um ato penitencial”, descreveu. “É belíssima esta breve oração”.

Os católicos estão chamados a rezar e permanecer de forma constante na presença de Deus, explicou Dom Héctor Aguer.jpg
Dom Héctor Aguer, Arcebispo de La Plata, Argentina.
Foto: Claves para un Mundo Mejor.

“Dizem que não só se a repete verbalmente”, continuou o prelado, “mas que se uma pessoa se acostuma a dizer ao menos interiormente, sem que a voz seja ouvida, essa oração vai acompanhando a batida do coração e se converte no que se chama uma oração do coração”. Para o Arcebispo esta pode ser uma “espécie de solução, prática se se quer, a esse mandato do Apóstolo que temos que rezar o tempo todo sem desfalecer”. Dom Aguer concluiu sua alocução televisiva convidando os fiéis a avaliar as condições de sua relação com Deus e a procurar uma contínua comunicação com Ele para fomentar de maneira autêntica sua amizade. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas