RelÃquia de São LuÃs Orione peregrina por Diocese catarinense
Criciúma – Santa Catarina (Segunda-Feira, 25/08/2014, Gaudium Press) A Paróquia Nossa Senhora Aparecida da cidade de Siderópolis, pertencente à Diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, acolhe, desde o dia 24 de agosto até o dia 31, a relíquia com o sangue de São Luís Orione. Trata-se de uma peregrinação do relicário por todo o território brasileiro, por ocasião do Centenário da Presença Orionita no Brasil (1914-2014).
De acordo com o pároco, Padre Claudio Peters, a relíquia consiste em um pouco do sangue do missionário, impulsionado no sistema circulatório pelo seu coração sem fronteiras. “Alcançou todos os órgãos e tecidos do seu corpo, participando de todas as atividades funcionais do organismo do ‘santo da caridade'”, enfatizou o sacerdote.
A programação da visita segue hoje dia 25, durante todo o dia no Colégio Dom Orione, com o tema “São Luís Orione e a Educação”. Às 19h, haverá a Santa Missa, presidida pelo Padre Paulo José Damin. Amanhã, dia 26, a relíquia visitará o Seminário São Pio X, com Celebração Eucarística às 19h, presidida pelo Padre Osvaldir Ribeiro Mendes. O tema deste dia será “São Luís Orione e as Vocações”.
Já na quarta-feira, dia 27 de agosto, o relicário com o sangue de São Luís Orione também visitará o povo de Criciúma, em dois locais: das 13h às 14h, no Colégio Michel, e na Catedral São José, das 14h30 às 18h, com Missa às 15h, presidida pelo Bispo da Diocese de Balsas (MA), Dom Enemésio Lazzaris. Às 19h, voltando a Siderópolis, Dom Lazzaris celebrará mais uma Missa. Neste dia, a temática a ser enfocada será “São Luís Orione e os Pobres”.
No dia 28, com o tema “São Luís Orione e a Eucaristia”, a relíquia estará em Rio Albina, das 8h às 10h, em Rio Fiorita, das 10h30 às 12h, e em Rio Kuntz, das 13h às 15h. Logo em seguida, das 15h30 às 18h, a visita será em Montanhão. Às 19h, o Padre João Batista Simon presidirá a Celebração Eucarística.
Na sexta-feira, dia 29, será vez das seguintes localidades receber a visita do relicário: das 8h às 10h, Vila São Jorge; das 10h30 às 12h, Patrimônio; das 13h às 15h, São Geraldo; e das 15h30 às 18h, Nossa Senhora da Saúde. A missa ocorrerá às 19h, presidida por Dom Jacinto Inacio Flach, Bispo da Diocese de Criciúma.
Com o tema “São São Luís Orione e Nossa Senhora”, a paróquia Nossa Senhora Aparecida receberá a relíquia no dia 30 de agosto, das 8h às 14h. Depois, a partir das 14h, ocorrerá uma carreata pelas comunidades. Às 19h, a Missa será celebrada pelo Padre José Nascimento. No último dia da peregrinação, dia 31, haverá uma Celebração Eucarística, às 9h, presidida pelo Padre Claudio Peters. O tema será “São Luís Orione e a Igreja”.
São Luís Orione
Nasceu em Pontecurone, um pequeno município na Diocese de Tortona, no Norte da Itália, no dia 23 de junho de 1872. Bem cedo percebeu o chamado do Senhor ao sacerdócio. Depois de concluir o ginásio, ele entrou no seminário onde cursou Filosofia e Teologia, até chegar ao sacerdócio que teve como lema: “Renovar tudo em Cristo”.
Sensível aos sofrimentos da humanidade, Luís Orione se deixou guiar pela Divina Providência a fim de aliviar as misérias humanas. Sendo assim, dedicou-se totalmente aos doentes, necessitados e marginalizados da sociedade.
Também fundou a Congregação da “Pequena Obra da Divina Providência”. Em 1899, Dom Orione deu início a mais um Ramo da nova Congregação: os “Eremitas da Divina Providência”. Em 1903, Dom Orione recebeu a aprovação canônica aos “Filhos da Divina Providência”, Congregação Religiosa de Padres, Irmãos e Eremitas da Família da Pequena Obra da Divina Providência. Ele realizou duas viagens missionárias ao Brasil: em 1921-1922 e em 1934-1937.
Morreu no dia 12 de março de 1940.Vinte e cinco anos depois, em 1965, seu corpo foi encontrado incorrupto e depositado numa urna para veneração pública, junto ao Santuário da Guarda, em Sanremo na Itália. O Papa João Paulo II depois de tê-lo declarado beato em 26 de outubro de 1980, finalmente o canonizou em 16 de maio de 2004. (FB)
Deixe seu comentário