Rota em honra a Santa Teresa de Ávila é inaugurada na Espanha
Ávila – Espanha (Sexta-feira, 22-08-2014, Gaudium Press) Um grupo de peregrinos -alguns a pé, outros de bicicleta ou a cavalo- partiram de Ávila (Espanha) na última quinta-feira, 21, para inaugurar a Rota Teresiana “Do berço ao Sepulcro”, com a qual se pretende render uma homenagem a Santa Teresa de Jesus por ocasião de seu 5º Centenário de Nascimento, um evento que se celebrará em 2015.
O trajeto consiste em cinco etapas de 110 quilômetros que unem Ávila -lugar de nascimento de Santa Teresa- e Alba de Tormes -onde faleceu a mística-, passando por terras da “santa andariega”, como também é conhecida Teresa de Jesus.
“A rota liga a cidade de Ávila, onde Teresa nasceu e viveu a maior parte de sua vida, onde começou a Reforma do Carmelo, e escreveu o Livro da Vida, o Caminho da Perfeição e terminou as Mordas, com Alba de Tormes, onde Teresa assentou o seu oitavo palomarcico em 1571, o convento ao qual voltou em outono de 1582, enferma de morte, para terminar seu caminho na terra”, expõem nota à imprensa do site paravosnaci.com, do 5º Centenário de Santa Teresa.
Como parte da peregrinação está previsto que no próximo sábado, 23, os peregrinos cheguem ao Convento de Duruelo, primeira fundação dos Carmelitas Descalços. Neste lugar ocorrerá a abertura oficial da rota teresiana no marco de uma Celebração Eucarística na qual participará a Comissão para o 5º Centenário de Santa Teresa de Ávila, assim como os Padres e as Madres Carmelitas, os peregrinos, além de membros da sociedade civil que com esta iniciativa se unem aos festejos da santa espanhola.
A conclusão da rota inaugural do caminho teresiano ocorrerá na próxima segunda-feira, 25 de agosto, em Alba de Tormes. Ali os peregrinos participarão das festas para recordar a experiência mística da Transverberação de Santa Teresa de Jesus.
Além do Convento do Duruelo, os que realizarem esta rota poderão visitar o Convento de Carmelitas Descalças de Peñaranda de Bracamonte, fundado no século XVII, assim como o Convento de Carmelitas Descalças de Macarena, além do Museu de Arte Napolitano.
A rota Teresiana “Do berço ao Sepulcro”, não é a única que foi desenvolvida na Espanha por ocasião dos 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus. No mês de março, ao comemorar os 499 anos do natalício da santa, também foi apresentada a rota “Pegadas de Teresa”.
Esta rota consiste em uma peregrinação que se realizará pelas 17 cidades espanholas onde a “Santa Andariega” criou suas fundações conventuais na reforma do Carmelo. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário