Bolívia se prepara para o 5º Congresso Eucarístico Nacional
La Paz – Bolívia (Sexta-feira, 15-08-2014, Gaudium Press) Por ocasião do 5º Congresso Eucarístico Nacional que será celebrado em Tarija (Bolívia), no mês de julho de 2015, desde o dia 11 de agosto passado, se desenvolve em La Paz a Semana Teológica, que será ocasião para “impulsionar uma renovação espiritual profunda e estável, com um compromisso social e missionário”, como destacou Dom Jorge Saldias, Bispo Auxiliar de la Paz, durante a inauguração do encontro, que ocorre no salão Renzo Cotta do Colégio Dom Bosco na capital Boliviana.
O objetivo desta Semana Teológica -que é realizada pela segunda vez na Arquidiocese de La Paz- é o de se aprofundar na Sagrada Eucaristia, para interiorizar através dela na identidade da Igreja. “É uma alegria para a Igreja local acolher pela segunda vez consecutiva a realização da semana teológica 2014, cujo objetivo é aprofundar os aspectos teológicos pastorais da Sagrada Eucaristia”, acrescentou Dom Saldinas.
Durante a inauguração da Semana Teológica também interveio o Padre Rastislav Zummer, representante da Nunciatura Apostólica na Bolívia, que se referiu ao tema do 5º Congresso Eucarístico “Pão partido para a vida do mundo”: “A expressão pão partido, leva em si todo um processo espiritual de êxodo, de amor a Deus e ao irmão que para o cristão tem um punto de partida e um punto de chegada, Cristo pão Eucarístico. Só quem fixa sua vida nesse pão de vida poderá chegar a compartilhá-lo plenamente com todos os irmãos, e ao compartilhá-lo poderá contagiar e acender em nós este dinamismo eucarístico que rompe barreiras e que faz sentir a alegria da força santificadora da Eucaristia”.
“O mundo necessita que repartamos assim o plano do amor e a fraternidade, da justiça e da paz. Deus nosso Pai, pede que lhe ofereçamos adoração e glória, repetindo dia a dia o gesto de seu filho Jesus, ‘tomem isto e o repartam entre vocês’. Partir o pão que não é sinônimo de desunião, mas de construção de unidade da Fé, partir o pão não para reservar uma parte egoisticamente, mas para propiciar o serviço da solidariedade entre irmãos, partir o pão para dá-lo sem exceções a todo aquele que tem fome de verdade, de justiça e de paz”, continuou o representante da Nunciatura Apostólica.
Quem logo concluiu: “Em nome do Senhor Núncio e no meu próprio faço votos para que todos, como Igreja que vive e caminha pela Bolívia, possamos implicar na dinâmica do ato oblativo de Jesus fazendo-nos dom de amor para os demais, esta é a contribuição que a Igreja universal e o Santo Padre Francisco, espera de todos e de cada um de nós, que neste compromisso nos acompanhe Maria, Mestra da espiritualidade eucarística”.
“Convidamos a todos os católicos, mas também a todas as pessoas de boa vontade, a aprofundar esta experiência de Fé”, expressou a Igreja Vida Juan Carlos Velez, Secretário Executivo da área de Pastoral Social-Cáritas Boliviana da Conferência Episcopal Boliviana, um dos promotores da Semana Teológica. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário