Fundação social da Arquidiocese colombiana de Bogotá completa 120 anos
Bogotá – Colômbia (Terça-feira, 12-08-2014, Gaudium Press) A Fundação Santo Antônio celebra nesta terça-feira, 12, 120 anos de serviço à infância de Bogotá, com uma solene cerimônia presidida pelo Cardeal Rubén Salazar, Arcebispo de Bogotá e primaz da Colômbia, no Ginásio Dom Manuel María Camargo, no qual participarão 1.900 jovens.
A Fundação Santo Antônio, organização social colombiana mais antiga do país, não possui fins lucrativos, tem sede em Bogotá e sua ação social se desenvolve principalmente no Distrito Capital de Bogotá.
O objetivo da instituição é fazer com “que as crianças sejam as primeiras, que prevaleçam os seus direitos, que não se percam no círculo vicioso da pobreza, que nenhum padeça de fome e que não desertem e sejam exitosos no sistema escolar. Assim, contribuem na construção de uma sociedade justa, na qual a esperança da primavera não se perca”.
A Fundação oferece uma proposta de educação não formal para o desenvolvimento harmônico da infância e da juventude, entre os 6 e 17 anos de idade. O Programa Redes, nos últimos 12 anos atendeu mais de 23.500 crianças e jovens, em 25 bairros em condições de extrema pobreza. Executou cerca de 50 projetos nos campos de prevenção, a proteção e apropriação de Direitos, a convivência democrática e, resolução pacífica de conflitos, formação em valores e formação para a vida mediante o empreendimento e a liderança.
No campo pedagógico a fundação gestou três prestigiosos colégios no sul de Bogotá: o Colégio Interparoquial do Sul, Santo Cura de Ars – CISCA- (1958-2003); o Colégio Santo Antônio (1965-2003) e o Ginásio Monseñor Manuel María Camargo (2004 até hoje), este último certificado pelo sistema de gestão de qualidade ISO 9001-2008, conta com um modelo pedagógico com ênfase no Desenvolvimento Moral e academicamente com reforço em inglês e informática, com o objetivo de formar a jovens de escassos recursos econômicos, oferecendo-lhe alternativas de vida mediante um apoio subsidiado para cada família. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário