Papa envia mensagem ao Congresso da Pastoral Familiar, no Panamá
Cidade do Panamá – Panamá (Quarta-feira, 06-08-2014, Gaudium Press) Em mensagem enviada ao I Congresso Latino-americano da Pastoral Familiar, que vem sendo realizado na Cidade do Panamá, no Panamá, o Papa Francisco afirmou que a família é considerada o “centro do amor”, onde “ninguém é descartado”.
A mensagem do Santo Padre havia sido lida durante a abertura do Congresso pelo Bispo de Santa Rosa, na Argentina, e Presidente do Departamento para a Família, a Vida e a Juventude do CELAM, Dom Raúl Martín.
Ao começar seu texto perguntando “o que é a família?”, ele mesmo responde que “é um centro de amor” onde “reina a lei do despeito e da comunhão”, resistente às “manipulações mundanas”.
Para o Pontífice, é na família que nasce “a cultura do encontro e do diálogo, a abertura à solidariedade e a transcendência”.
Segundo o Papa, a “estabilidade e a fecundidade” são características importantes dentro do núcleo familiar, ambiente onde aprendemos “as relações baseadas no amor fiel até a morte, como o matrimônio, a paternidade, a filiação ou a fraternidade”.
Quando observou que o “homem cresce também na sua abertura a Deus como Pai” com base na experiência do amor familiar, o Santo Padre faz referência ao Documento de Aparecida, lembrando a seguinte afirmação: “a família não deve ser considerada somente como objeto de evangelização, mas também agente de evangelização”, sendo nela refletida “a imagem de Deus que, no seu mistério mais profundo, é uma família”, permitindo que vejamos o amor humano como sinal de presença do amor divino.
No final de sua mensagem, o Papa Francisco salientou o encorajamento às famílias, para que cultivem relações sãs entre os próprios membros. (LMI)
Deixe seu comentário