Gaudium news > Movimento de Schoenstatt realiza I Congresso Mariológico em Londrina

Movimento de Schoenstatt realiza I Congresso Mariológico em Londrina

Londrina – Paraná (Terça-Feira, 15/07/2014, Gaudium Press) Desde segunda-feira, dia 14 de julho, até a próxima quinta-feira, dia 17, a Arquidiocese de Londrina, no Estado do Paraná, está realizando o I Congresso Mariológico, na Catedral Sagrado Coração de Jesus. Com o tema “Maria da Aliança”, o evento visa aprimorar os estudos sobre a Mãe de Jesus nos segmentos bíblico, dogmático e pastoral.

Promovido pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt, que neste ano comemora seu centenário de fundação, a atividade conta com a participação de aproximadamente 500 pessoas. O congresso tem três importantes palestrantes: Frei Vicente Artuso, Padre Alexandre Awi Mello e a professora Geni Maria Hoss. O evento é destinado a toda pessoas que desejam estudar e conhecer Maria Santíssima.

Além dos palestrantes acima citados, o encontro contará ainda com a participação do Arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes, do Cardeal Emérito Dom Geraldo Majella, do Arcebispo Emérito Dom Albano Cavallin e do Bispo de Presidente Prudente, Dom Benedito Gonçalves Dias.

Na abertura do congresso, o Frei Artuso falou sobre a perspectiva bíblica de Nossa Senhora, sobre como ela se apresentou como a Arca da Aliança. Já hoje, dia 15, o Padre Mello fará a palestra “Maria como aliada da Santíssima Trindade e Promotora da Aliança entre Deus e os homens”.

No terceiro dia do congresso, na quarta-feira, dia 16, a palestrante Geni abordará a importância de Maria para a vivência pastoral da Igreja. Na quinta-feira, dia 17, haverá uma plenária com trabalho em grupos e uma apresentação cultural de música e dança, organizada pela bailarina Sônia Secco.

Frei Vicente Artuso

O Frei é doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com foco em Teologia Bíblica. Além disso, é mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, na Itália. Ele também possui graduação e licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo e em Teologia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus. O palestrante atua na área de exegese do Antigo e Novo Testamento, teologia bíblica, bíblia e pastoral, bíblia e relações humanas, conflitos nas relações entre povo e lideranças e espiritualidade.

Padre Alexandre Awi Mello

O sacerdote é professor no UNISAL-Pio XI (São Paulo) e na Faculdade de São Bento (São Paulo), além de ser o diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Ele é graduado em Teologia pela Pontifícia Universidad Católica de Chile, mestrado em Teologia pela Philosophisch-Theologische Hochschule Vallendar da Alemanha e possui especialização em Aconselhamento Pastoral (Counseling) pelo IATES.

O presbítero esteve ao lado do Papa Francisco durante sua visita ao Brasil na Jornada Mundial da Juventude, com a função de secretário, e acabou de lançar um livro sobre o que representa a figura de Maria para o Santo Padre. Atualmente, ele cursa o doutorado em Mariologia na University of Dayton (International Marian Research Institute – Ohio, EUA).

Professora Geni Maria Hoss

Ela é doutora em Teologia Prática, com ênfase em Bioética Integrativa, pelas Faculdades EST de São Leopoldo, com pesquisa parcial na universidade Karls-Rupprecht-Universität de Heidelberg (Alemanha); mestra em Teologia na área de aconselhamento pastoral, também pela Faculdades EST; e ainda possui especialização em Bioética e graduação em Teologia, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Ela é professora de Teologia nas áreas de bioética, comunicação e história da Igreja no Centro Universitário Católico de Santa Catarina, em Joinville. Tem experiência profissional em docência universitária, assessoria em planejamento pastoral, gestão de projetos de solidariedade, promoção da cidadania e de humanização, além da atuação como assessora palestrante nas áreas de bioética, pastoral da saúde, humanização, aconselhamento pastoral, espiritualidade e cuidado, fé e desafios socioambientais.

Schoenstatt

O Movimento Apostólico de Schoenstatt foi criado na Alemanha, no dia 18 de outubro de 1914, quando o Padre José Kentenich e seminaristas palotinos selaram uma Aliança de Amor com a Mãe de Deus. Trata-se de uma troca de corações, com o objetivo de permitir a ação educadora e maternal de Maria, na busca pela santidade na vida diária.

O vínculo do Padre Kentenich com Maria nasceu quando ele ainda era criança e foi deixado em um orfanato, onde sua mãe o consagrou a Nossa Senhora. Após ser ordenado, tornou-se diretor espiritual dos seminaristas palotinos e passou a amadurecer a ideia da Aliança de Amor.

A trajetória do sacerdote foi marcada pelo espírito paternal e profético. Ele teve que enfrentar muitas provações em sua vida, como os anos vividos no campo de concentração de Dachau e o exílio de 14 anos nos Estados Unidos, enquanto a Igreja entendia o carisma schoenstattiano.

No dia 18 de outubro, o Movimento de Schoenstatt celebrará seu aniversário de 100 anos. Para marcar a data, foi sancionada a lei que define 2014 como o Ano do Centenário. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas