Gaudium news > Cardeal Cipriani convoca realização de um Sínodo para a Arquidiocese de Lima

Cardeal Cipriani convoca realização de um Sínodo para a Arquidiocese de Lima

Lima – Peru (Quinta-feira, 10-07-2014, Gaudium Press) O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, convocou para que se realize logo na capital peruana o 20º Sínodo Arquidiocesano. Por meio de um decreto, com data do dia 16 de junho, o purpurado convida para que os Bispos Auxiliares, o Vigário Geral, os Vigários Episcopais, o Vigário Judicial, o Reitor do Seminário Santo Toribio, assim como o Capítulo Metropolitano e todos os párocos e vigários da Arquidiocese participem ativamente, “no melhor espírito cristão”, do próximo Sínodo da Diocese.

cardeal_cipriani.jpg

Neste sentido, o Cardeal também recorda que transcorreram já 22 anos desde que se realizou o último Sínodo em Lima, tempo no qual “a comunidade diocesana experimentou novos desafios pastorais e mudanças em sua jurisdição territorial”, e que “desde o último Sínodo existem numerosas disposições canônicas, litúrgicas e pastorais emanadas pela Igreja universal e particular, que convêm ordenar, priorizar e consolidar, para sua melhor aplicação”.

O purpurado peruano também estabelece no decreto quatro eixos de estudo e reflexão nos quais girará o Sínodo Arquidiocesano: a preparação do matrimônio, a formação da família e outros aspectos relacionados à vida humana; a participação dos leigos, chamados à santidade no mundo em todos os âmbitos da vida pública e privada; a preparação e formação permanente dos sacerdotes diocesanos e membros da grande família de institutos femininos e masculinos de vida consagrada, que trabalham apostolicamente na Arquidiocese; e as obras e serviço de misericórdia e caridade social que se realizam através da Cáritas diocesana e outras iniciativas solidárias.

Além disso, o Arcebispo instituiu uma Comissão Preparatória para o Sínodo, que terá a seu cargo a elaboração do Instrumento de Trabalho e o Regulamento do Sínodo, documentos que deverão ser aprovados pelo Cardeal Cipriani. Esta comissão será presidida pelo Cardeal, e integrada pelos Bispos Auxiliares, o Vigário Geral e Presidente do Capítulo Metropolitano, assim como os Vigários Episcopais, o Chanceler Arquidiocesano, o Diretor de Comunicações da Arquidiocese de Lima e os diretores das Irmandades, Arquiconfrarias e Confrarias de Lima.

Finalmente, o Cardeal Cipriani faz um chamado aos sacerdotes e párocos da Arquidiocese de Lima para que durante as Celebrações Eucarísticas dominicais do mês de julho façam leitura desta convocatória, e assim os fiéis “elevem suas orações ao Senhor, pela boa realização do Sínodo”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas