Gaudium news > Camilianos encerram em Roma o 4º Centenário da morte do seu fundador

Camilianos encerram em Roma o 4º Centenário da morte do seu fundador

Roma – Itália (Quinta-feira, 10-07-2014, Gaudium Press) No próximo dia 14 de julho, com uma Celebração Eucarística na Igreja de Santa Maria Madalena, em Roma, será encerrado o Ano Jubilar Camiliano, iniciado em 2013 para comemorar o 4º Centenário da morte de São Camilo de Lélis, fundador da Ordem dos Camilianos, que é conhecido como “Ministro dos Enfermos”.camilianos.jpg

Precisamente o encerramento ocorrerá no lugar “onde São Camilo viveu, onde concluiu sua peregrinação terrena e onde se conservam seus restos mortais e suas relíquias mais queridas”, tal como comentou o Irmão Carlo Magione, coordenador do evento, que foi citado pelo diário RomaSette.it.

Os atos para o encerramento do Ano Jubilar começarão neste domingo, 13 de julho, na Basílica de São Camilo, construída no início do século XX em homenagem ao santo italiano, onde às 10h o Vigário Geral dos Camilianos, Padre Laurent Zoungrana, presidirá a Liturgia. Após isso, os fiéis devotos de São Camilo se dirigirão à Praça de São Pedro no Vaticano para participar da oração do Ângelus com o Papa Francisco e distribuir entre os presentes um material de divulgação sobre São Camilo.

Já para o dia 14 de julho, Solenidade do Santo italiano, as comemorações se iniciarão às 8h com uma Missa na Igreja da Madalena, presidida pelo Padre Paolo Guarise. Às 9h30 haverá outra Celebração Eucarística presidida desta vez pelo Bispo da Diocese de Tenkodo, Burkina Faso, Dom Prosper Kontiebo. Às 11h, haverá um encontro na sala capitular da casa generalícia, onde o Superior Geral dos Camilianos, Padre Leocir Pessini, ministrará uma conferência; seguida de uma Santa Missa.

Às 19h está previsto o encerramento oficial do Ano Jubilar com uma Solene Celebração Eucarística presidida pelo Padre Pessini; e às 21h, a comemoração do trânsito de São Camilo a cargo do Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Dom Zygmunt Zimowski.camilianos2.jpg

Como parte das atividades em homenagem ao fundador dos Camilianos, até o dia 31 de julho permanecerá aberta ao público na casa generalícia a mostra “O gigante da caridade, São Camilo de Lélis”, sob a responsabilidade da Companhia dos artistas do Santo Sepulcro.

São Camilo de Lélis nasceu em Bucchianico, Itália, no dia 25 de maio de 1550. Após sua conversão, encontrou a Jesus Cristo através dos enfermos e dos pobres, dedicando-se a servir-lhes com todo o seu coração e fundando a Ordem dos Camilianos com a missão de acompanhar aqueles que padecem de enfermidades. Sua morte ocorreu no dia 14 de julho de 1614.

Atualmente, os religiosos Camilianos estão presentes nos cinco continentes, contribuindo com cuidados assistenciais aos enfermos, e acompanhando a pastoral da saúde. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas