Gaudium news > Diocese de Montenegro terá 1ª Escola do Perdão e da Reconciliação

Diocese de Montenegro terá 1ª Escola do Perdão e da Reconciliação

Montenegro – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 07/07/2014, Gaudium Press) A Pastoral Carcerária da Diocese de Montenegro, no Estado do Rio Grande do Sul, depois de promover um encontro de formação, agora trará a 1ª Escola do Perdão e da Reconciliação – ESPERE, que se realizará nos dias 1, 2 e 3 de agosto e 12, 13 e 14 de setembro. A assessoria será da Irmã Imelda Maria Jacoby, coordenadora estadual da Pastoral Carcerária e também do Núcleo Espere – RS.

De acordo com o coordenador diocesano da Pastoral Carcerária da Diocese de Montenegro, Carlos Deonisio Flores, as Escolas de Perdão e Reconciliação – ESPERE, integram a lista dos programas monitorados pela “Fundación para La Reconciliación”, de Bogotá, na Colômbia. Ele explicou que este movimento foi criado em 2000 pelo padre Leonel Narvaez que, juntamente com um grupo de especialistas interdisciplinares, objetivando a melhoria da qualidade de vida, desenharam um método que contribui para a formação de uma cultura de paz e para a humanização das relações sociais.

O coordenador ainda enfatiza que, depois da ESPERE ser difundida, hoje ela é considerada Território de Paz e sua área de atuação estende-se por mais 15 países: EUA, África do Sul, Brasil, Chile, Peru, México, Portugal, República Dominicana, Haiti, Cuba, Venezuela, Equador, Argentina, Uruguai e Colômbia.

“É importante ressaltar que a ESPERE nos apresenta os fundamentos da justiça restaurativa. Bem, sabemos que o modelo de Justiça Criminal que temos atualmente não restaura a vida de um agressor, ou criminoso. Portanto, a ESPERE nos ensina a caminhar em direção a restauração do infrator, bem como ir ao encontro da vítima e familiares de ambos, levando a esperança e uma proposta de perdão, reconciliação e principalmente o da digna reinserção social”, completa.

Na prática, a primeira etapa da escola será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de agosto e sua segunda etapa nos dias 12, 13 e 14 de setembro. Por ser um curso de 40 horas foi preciso dividi-lo em duas partes. Flores destaca que as ESPEREs são espaços coletivos de diálogo, construção e compreensão, onde as pessoas vivenciam uma experiência efetiva de cura de suas feridas causadas pela violência e pelos conflitos diários, transformando raivas, ódios e desejos de vingança em sentimentos que promovam o desenvolvimento integral das pessoas e comunidades.

“Queremos inicialmente criar um núcleo da ESPERE em nossa diocese. A partir daí começar a dialogar com os diversos setores da sociedade afim de apresentar a proposta da Espere. Após isso, vamos introduzindo o método nas comunidades, famílias, escolas, colhendo os resultados, que neste caso sabemos que será a cultura de paz”, disse.

A escola é destinada a qualquer pessoa acima de 18 anos. As vagas são limitadas, pois o método é adequado para trabalhar com, no máximo, 30 pessoas. Maiores informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (51) 9670-4858 ou pelo e-mail deonisio.flores@gmail.com.

Pastoral Carcerária

A Pastoral Carcerária da Diocese de Montenegro iniciou-se, de fato, em novembro do ano passado. Atualmente, têm em torno de 20 pessoas envolvidas com a causa. Os agentes da pastoral visitam semanalmente o presídio da região, levando a mensagem de Jesus Cristo, o amor e principalmente a esperança para que os irmãos encarcerados desejem e realizem a experiência da restauração e reinserção social. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas