Inicia-se hoje, no Vaticano, reunião dos oito Cardeais Conselheiros do Papa
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 01-07-2014, Gaudium Press) – A reunião do Conselho dos Cardeais que deve propor novas fusões e competências na Cúria romana terá seu início nesta terça-feira, primeiro de julho, no Vaticano e deverá ir até o próximo dia 04.
Estarão reunidos os cardeais conselheiros do Papa são: Giuseppe Bertello (Presidente do Governatorato da Cidade do Vaticano), Francisco Javier Errázuriz Ossa (único emérito do grupo), Oswald Gracias (arcebispo de Mumbai), Reinhard Marx, (arcebispo de Munique), Laurent Monsengwo Pasinya, (arcebispo de Kinshasa), Sean Patrick O’Malley (Boston), George Pell (Prefeito da Secretaria para a Economia), Andrés Rodríguez Maradiaga (arcebispo de Tegucigalpa). O secretário é o bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro.
Nesses quatro dias, os oito cardeais conselheiros, mais o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, deverão estudar os resultados dos últimos encontros, preparando uma síntese deles.
O Sumo Pontífice estará sempre presente nos debates, sendo que a coordenação da Reunião do Conselho dos Cardeais estará a cargo do cardeal hondurenho Oscar Andrés Rodriguez Maradiaga. O grupo composto por purpurados oferecerá propostas concretas ao Papa Francisco que tomará suas decisões.
A previsão é de que algumas questões, já apresentadas anteriormente, serão agora analisadas. Entre elas deverão estar a figura do hipotético “moderator curiae”, o futuro destino de alguns Pontifícios Conselhos, bem como a sugestão de criação de outros novos. Cogita-se também que deverá ser posto sobre a mesa de trabalhos dos Cardeais propostas e estudos sobre o IOR, Instituto para Obras de Religião. (JSG)
Da redação, com informações Rádio Vticano
Deixe seu comentário