Santo Padre concede o pálio a novos arcebispos
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 30-06-2014, Gaudium Press) No dia da Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco presidiu a Santa Missa na Basílica Vaticana onde entregou o pálio a 24 novos arcebispos provenientes de todo o mundo.
Papa Francisco presidiu a Santa Missa na Basílica Vaticana onde entregou o pálio a 24 novos arcebispos provenientes de todo o mundo | Foto: Rádio Vaticano |
Entre os escolhidos, estavam dois brasileiros: o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e o Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado.
Na ocasião, o Pontífice pediu aos arcebispos a plena confiança no Senhor e a firme esperança em seu ministério.
O Papa manifestou sua alegria pela entrega do pálio aos arcebispos e metropolitas, e ressaltou que essa insígnia desafia-os a “verificar a confiança no Senhor”, pois São Pedro havia experimentado a fidelidade de Deus e constatou-a que “é maior do que as nossas infidelidades, e mais forte do que as nossas negações”.
“Dá-se conta de que a fidelidade do Senhor afasta os nossos medos e ultrapassa toda a imaginação humana. Hoje, Jesus faz a mesma pergunta também a nós: ‘Tu me amas?’. E faz isso precisamente porque conhece os nossos medos e as nossas fadigas. E Pedro indica-nos o caminho: confiar n’Ele, que ‘sabe tudo’ de nós, confiando, não na nossa capacidade de Lhe ser fiel, mas na sua inabalável fidelidade”, disse.
Santo Padre entregando o Pálio a um dos arcebispos presentes na Basílica Vaticana | Foto: Rádio Vaticano |
Além disso, prosseguiu, Jesus nunca nos abandona e a fidelidade que Deus, sem cessar, confirma aos pastores, independentemente dos méritos individuais, é a fonte de confiança e de paz.
No final da cerimônia, o Santo Padre fez algumas recomendações aos arcebispos, pedindo para que mantenham a confiança plena no Senhor e a firme perseverança em seu ministério. (LMI)
Deixe seu comentário