Divulgado instrumento de trabalho para o Sínodo de outubro
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 27-06-2014, Gaudium Press) Em vista do Sínodo extraordinário dos Bispos sobre a família, que acontecerá no próximo mês de outubro com o tema “Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização”, o Vaticano apresentou nesta quinta-feira, 26, o Instrumento de Trabalho intitulado “Instrumentum Laboris”, nas línguas oficiais do encontro, que são alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português.
Surgido através das respostas ao questionário do Documento Preparatório, publicado no mês de Novembro de 2013, com perguntas acerca do matrimônio e à família distribuídas às dioceses de todo o mundo, está o documento está dividido em três partes, refletindo sobre o Evangelho da Família na atualidade, a Pastoral da Família face aos novos desafios e a abertura à vida e a responsabilidade educativa dos pais.
O Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, na apresentação do documento, explicou as três realidades destacadas.
Segundo o purpurado, “a primeira parte é dedicada ao Evangelho da família, entre desígnio de Deus e vocação da pessoa em Cristo, horizonte no qual se relevam o conhecimento e a recepção do dado bíblico e dos documentos do Magistério da Igreja”.
A segunda parte discute as demais propostas de pastoral familiar, bem como os relativos desafios e situações.
Já a terceira, dedica-se à abertura à vida e à responsabilidade educacional dos pais, que caracterizam o matrimônio entre o homem e a mulher, com referência particular às situações pastorais atuais.
Segundo Dom Baldisseri, o documento “oferece um panorama amplo, embora não exaustivo, da situação familiar contemporânea, dos seus desafios e das reflexões que suscita”.
Na assembleia, conforme estabelecido pelo Regulamento do Sínodo, participarão os presidentes das Conferências Episcopais, os Patriarcas e os Arcebispos Maiores das Igrejas Orientais Católicas “sui iuris”, além de outras pessoas que o Papa Francisco deve convidar. (LMI)
Deixe seu comentário