Falece Arcebispo de Curitiba (PR)
Curitiba – Paraná (Sexta-feira, 27-06-2014, Gaudium Press) Faleceu na tarde desta quinta-feira, dia 26 de junho, Dom Moacyr José Vitti, que desde 2004, era o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, no Paraná.
O corpo de Dom Moacyr será velado na Catedral Basílica de Curitiba até a manhã deste sábado, 28, com a celebração de Missas em memória do arcebispo.
A Celebração Eucarística de corpo presente acontecerá às 9h deste sábado. Em seguida, haverá o sepultamento no jazigo da própria Catedral.
Nascido no bairro de Santana, em Piracicaba, no interior do Estado de São Paulo, o prelado ingressou no Seminário Estigmatinos no dia 17 de janeiro de 1953.
Em Ribeirão Preto, estudou e realizou o noviciado em 1960 e a primeira profissão religiosa no município paulista de Casa Branca.
Depois, cursou Filosofia e Teologia no Instituto Estigmatinos de Campinas, fazendo mais tarde sua profissão perpétua no dia 9 de dezembro de 1963.
Dom Moacyr foi ordenado sacerdote na Capela da Santíssima Trindade, em Campinas, em 16 de dezembro de 1967.
Entre seus trabalhos pastorais, esteve à frente da Pastoral Vocacional por seis anos e foi conselheiro provincial.
Também, por mais seis anos, foi vice-geral da Congregação dos Estigmatinos em Roma e provincial da Província de Santa Cruz no Brasil.
O religioso tornou-se Doutor em Teologia na Universidade Angelicum, de Roma.
Nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba no dia 18 de novembro de 1987, sua ordenação episcopal aconteceu na cidade de Americana, interior de São Paulo, no dia 3 de janeiro de 1988.
Após exercer o cargo de Bispo diocesano de Piracicaba, desde o dia 15 de maio de 2002, foi nomeado Arcebispo de Curitiba no dia 19 de maio de 2004, tomando posse no dia 18 de junho, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Curitiba
Deixe seu comentário