Gaudium news > Pesquisa mostra que maioria dos espanhóis considera positivo o trabalho da Igreja

Pesquisa mostra que maioria dos espanhóis considera positivo o trabalho da Igreja

Madri – Espanha (Quinta-feira, 26-06-2014, Gaudium Press) Seis de cada dez espanhóis tem uma imagem positiva da Igreja Católica. Isto é o que foi revelado em uma pesquisa realizada pela Fundação Carmen Noriega sobre a prática religiosa e a imagem da Igreja na opinião pública de Espanha, que foi apresentada aos meios de comunicação no último dia 24 de junho em Madri.

trabalho_da_igreja.jpg

Vários dados resultam do interesse após a investigação. De acordo com a pesquisa, o trabalho da Igreja está muito bem valorizado por uma maioria de espanhóis, posto que 63% considera que ela contribuiu para obras importantes a cultura, 62% destaca seu trabalho com os mais necessitados e 51% fala da Igreja como casa espiritual.

Não sendo uma opinião maioritária, a pesquisa também mostra que 48% considera que a Igreja é fundamental para a conservação do patrimônio, 44% pensa que sua mensagem ajuda a viver mais moralmente, e 41% que seu trabalho social poupa dinheiro ao Estado.

Também se destaca que 81% dos entrevistados assinala que o primeiro critério para eleger a igreja onde ir a Missa é a homilia, pese a reconhecer que o mais importante da celebração Eucarística é a Consagração e a Comunhão. Além da homilia, a proximidade, já seja a paróquia vizinha ou o sacerdote amigo, é outro dos critérios com o qual os fiéis escolhem a igreja para ir à Celebração Eucarística.

Além disso, para os espanhóis é importante que homilia reúna valores como a fidelidade ao Magistério, o interesse atual, a proximidade com a vida ordinária, que seja alegre e otimista, assim como breve, nova, prática e sirva para unir a comunidade.

Mas considerar-se católico e ir à Missa não é um fator que vai unido. Tal como se vê na pesquisa, 62,7% dos espanhóis entrevistados se declara católico, diante de 23,6% que se declara não crente, e 10,9%, indiferente a alguma prática religiosa. Apesar desta porcentagem, só 1 de 4 católicos assiste a Missa ao menos uma vez por semana, e outros de maneira esporádica.

Em outro aspecto, a pesquisa também mostrou que um número considerável de espanhóis creem que a realidade da Igreja Católica não está vem refletida nos meios de comunicação. 64% acredita que as notícias que são publicadas nos meios de comunicação não correspondem à realidade do que realmente é a Igreja. Nesse sentido pensam que as causas se devem a que se guiam por esteriótipos pouco representativos ou negativos, e, em parte, porque a Igreja não se preocupa por dar a conhecer o seu trabalho. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas