Colégio de Nova Esperança (PR) celebra 60 anos de fundação com Missa
Nova Esperança – Paraná (Quinta-Feira, 26/06/2014, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, dia 27 de junho, às 9h, o Colégio Coração de Jesus de Nova Esperança realizará uma Missa de Ação de Graças pelos seus 60 anos de fundação. A Celebração Eucarística, que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Anuar Battisti, acontecerá na Igreja Matriz de Nova Esperança.
Dom Anuar afirmou que o Colégio Coração de Jesus, carinhosamente chamado de “Colégio das Irmãs”, faz parte da história do Noroeste do Paraná e por isso ele acredita que o Estado tem muito o que comemorar. Segundo ele, a instituição é a Igreja presente na educação do povo da região.
A iniciativa de fundar uma instituição educacional em Nova Esperança, que nutria desde a sua fundação uma forte devoção ao Coração de Jesus, surgiu do jovem Padre José Antonio Roldan, primeiro vigário da cidade, cargo que hoje equivale ao papel do pároco. Na época, o sacerdote, atento às necessidades de seu povo, idealizou um escola que pudesse atender aos anseios de seus paroquianos, oferecendo uma educação cristã de qualidade. Assim nascia, em 1954, a Escola Nossa Senhora da Esperança.
Com o desenvolvimento da cidade, que acolhia pessoas vindas de muitos lugares do Brasil, aumentou as tarefas paroquias e o Padre Roldan já não dava conta de cuidar de tudo sozinho. Foi então que o Bispo Diocesano, Dom Jaime Luiz Coelho, em 1959, convidou as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, na época ainda conhecidas como Irmãs Zeladoras do Sagrado Coração de Jesus, para assumir o trabalho na escola paroquial.
De acordo com informações da assessoria do colégio, desde então as irmãs estão à frente da antiga Escola Nossa Senhora da Esperança, que, ao longo do tempo, vivenciou mudanças, tanto em na sua estrutura física quanto em sua denominação. Ela deixou de ser escola e passou a ser Colégio Coração de Jesus. Com a chegada das Irmãs, o prédio de madeira, localizado na praça da Igreja Matriz, foi transferido, em 1960, para um terreno próprio e exclusivo para o colégio.
Depois da remoção da escola de madeira, teve início a construção do novo prédio de alvenaria, que é utilizado até os dias de hoje, construído com o esforço das Irmãs e com a generosidade e o apoio do povo da região. A obra foi concluída em 1968, atendendo um crescente número de novos alunos.
Nas décadas seguintes, entre os anos de 1980 e 1990, a instituição se firmou na região, destacando-se como um colégio sério, de qualidade e preocupado com questões sociais e ambientais, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.
Em 2006, foi inaugurada uma nova ala, pois a demanda de alunos já exigia essa ampliação, com novas salas para o Ensino Médio e o mini auditório. Nos anos seguintes, inaugurou-se uma nova quadra coberta e mais um bloco, com um espaço para os educandos da Educação Infantil e outro para o Ensino Médio. Atualmente, o colégio conta com seis Irmãs e mais de 70 educadores. (FB)
Deixe seu comentário