Gaudium news > Conferência sobre peregrinações a Santiago de Compostela é realizada na Espanha

Conferência sobre peregrinações a Santiago de Compostela é realizada na Espanha

Cáceres – Espanha (Quinta-feira, 26-06-2014, Gaudium Press) Foi o famoso escritor alemão Johann Goethe que cunhou a frase “Europa inteira se fez peregrinando a Compostela”. Inspirada nesta afirmação, a Associação Católica de Propagandistas de Cáceres organizou para esta quinta-feira, 26, uma conferência sobre as origens religiosas europeias do Caminho de Santiago.

espanha_1.jpg

A palestra, que ocorrerá no Salão de Atos do Palácio da Ilha em Cáceres a partir das 19h30, será ministrada por Juan Caamaño Aramburu, Secretário Nacional da Associação Católica de Propagandistas para a Nova Evangelização, que apresentará alguns elementos sobre a importância do caminho até a Tumba do Apóstolo Santiago na história da Europa.

Junto a Roma e Jerusalém, Compostela também foi capital da Cristandade

Por séculos, homens e mulheres do mundo inteiro peregrinaram a Santiago de Compostela para venerar as relíquias do Apóstolo Santiago, encontradas no princípio do século IX por um ermitão. Foi Alfonso II, Rei de Astúrias chamado ‘O Casto’, o primeiro peregrino a viajar até Compostela, edificando no lugar uma pequena igreja.

Após ele também peregrinaram ao lugar santos como Isabel da Hungria e São Francisco de Assis, que caminhou milhares de quilômetros a um dos lugares que na Idade Média se converteu em capital da Cristandade, tal como o era Roma e Jerusalém. Não em vão a frase imortalizada de Goethe, e a que também imortalizou outro grande escritor, Dante Alighieri, que afirmou “só é peregrino quem caminha até a tumba de Santiago”.

O Caminho de Santiago, que após a Idade Média perdeu sua popularidade, mas que na atualidade recuperou seu auge, foi declarado pela Unesco Patrimônio da Humanidade, assim como Itinerário Cultural europeu pelo Conselho da Europa. Também se lhe conhece como a “Avenida da Europa”.

Jovens Peregrinam

Muito popular é hoje a peregrinação do Caminho de Santiago entre os jovens. Desde várias partes do mundo, movimentos, comunidades e instituições católicas involucradas com a juventude promovem o percurso até a tumba do Apóstolo como um itinerário espiritual.

espanha_2.jpg

Esta é a iniciativa que por estes dias vem animando os Padre Guanelliani na Itália, que realizarão entre os dias 28 de julho e 4 de agosto uma marcha de Fé de 130 quilômetros até Santiago de Compostela.

O percurso, que partirá de Sarria até Compostela, será um caminho de Fé “com o Evangelho em mãos e no coração”, para jovens menores de 35 anos. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas