Gaudium news > A Eucaristia “é um sacramento para ir avançando na vida”, ensina Cardeal Cipriani

A Eucaristia “é um sacramento para ir avançando na vida”, ensina Cardeal Cipriani

Lima – Peru (Quarta-feira, 25-06-2014, Gaudium Press) Um ambiente de grande fervor Eucarístico foi o que se viveu no último domingo, 22 de junho na Plaza Mayor de Lima com a celebração de Corpus Christi. A festividade, presidida pelo Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima, começou às 10h da manhã no átrio da Basílica da Catedral com uma Eucaristia e seguiu com a solene procissão do Santíssimo Sacramento a qual acudiram milhares de fiéis capitalinos.

eucaristia.jpg

Durante sua homilia o purpurado peruano recordou que o Corpus Christi “é a festa de Cristo na Eucaristia”, que “é um sacramento para ir avançando na vida”.

Neste sentido, refletiu: “Pense que esse receber a Cristo durante tantos anos é um desafio para dizer: se tantos anos o recebo como não sou cada dia melhor? Pense quantas vezes o Senhor acalma esse temor, essa dúvida, esses ataques do demônio que te querem envenenar. O Corpo de Cristo continua sendo o alimento que me acompanha nesse caminhar, é um sacramento para a missão, para ir adiante com Cristo e com a Igreja”.

Por isso o Cardeal Cipriani advertiu: “É um escândalo que quem recebe a Eucaristia não esteja unido a Cristo, não esteja unido ao Bispo cabeça visível da Arquidiocese, ao Santo Padre, Vicário de Cristo. A unidade não é um conjunto de ideias comuns, a unidade vem do Corpo de Cristo que nos une em um mesmo sentimento, em uma mesma doutrina”.

“Cristo representa um mesmo ensinamento na Fé, um só batismo, não deixemos que este relativismo que tantas vezes vemos nas ruas e praças nos engane. Cristo nos deixou uma só Fé contida no Credo, uns sacramentos, uma cabeça visível, o Papa; um Bispo em cada Diocese, sem isto não há Igreja Católica”, prosseguiu o Arcebispo.

Assim mesmo, recordou aos crentes a importância de receber a Santa Comunhão em estado de graça: “Necessitamos ter a alma limpa de pecado para recebê-lo, não é verdade que qualquer um pode comungar de qualquer maneira; temos que ter a alma limpa, para isso está a Confissão, ela será nossa Mãe que nos leva à Cruz, a proteger a família e as crianças”.

eucaristia1.jpg

Em outro momento também animou aos fiéis para que se aproximem do Santíssimo Sacramento nas capelas de adoração que vem impulsionando o purpurado na Arquidiocese: “Sempre gostei que Lima fosse, como o é agora, uma cidade Eucarística e lhe dou muitas graças a Deus e também aos sacerdotes e religiosos porque nestes 15 anos se multiplicaram essas capelas do Santíssimo. Agora em muitos rincões da cidade temos a Jesus esperando-nos para poder ir visitá-lo. Cristo está presente em todos os bairros, façamos um propósito de visitá-lo mais frequentemente nas capelas do Santíssimo”.

Durante a procissão de Corpus Christi, na qual se rezou de maneira especial pela família e a defesa da vida, participaram por volta de 5 mil fiéis procedentes de diversas paróquias, colégios, universidades, irmandades e confrarias, assim como movimentos católicos juvenis de Lima. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas