Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba realiza cerimônia para assinatura de projetos sociais

Arquidiocese de Curitiba realiza cerimônia para assinatura de projetos sociais

Curitiba – Paraná (Quarta-Feira, 25/06/2014, Gaudium Press) Hoje, dia 25 de junho, às 9h, a Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, realizou a Cerimônia de Assinatura dos contratos dos projetos sociais contemplados pelo Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) – referente ao gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), que este ano teve como tema “Fraternidade e tráfico humano”.

O evento contou com a presença do Arcebispo metropolitano de Curitiba e presidente do Fundo Diocesano de Solidariedade, Dom Moacyr José Vitti. Além dele, participaram também da solenidade representantes das paróquias, pastorais e instituições contempladas e membros do Conselho Gestor. Durante a cerimônia, houve benção e envio.

A Arquidiocese paranaense parabanizou as iniciativas e aproveitou a ocasião para celebrar a ação em combate ao tráfico humano, trabalhando em conjunto o lema da CF de 2014: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

No total, foram aprovados 12 projetos sociais. São eles: Teatro em rodas de conversa – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Grupo de teatro ÁGORA; Pão para todos – Paróquia São José – Santa Felicidade; Acolhida e fraternidade – Congregação Missionária de São Carlos – Pastoral do Migrante; Qualidade de vida com amor exigente – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Palmeira; Conscientização, mobilização e ação contra o Tráfico Humano – Obra Social Santo Anibal e O Haiti é logo aqui – Paróquia São José Trabalhador – Campina do Siqueira.

Os outros seis projetos são os seguintes: Compromisso com a dignidade humana – Rede um grito pela vida – CRB; Situação de prostituição de orientação e prevenção da Casa Pró-Vida – Província da Misericórdia Divina da Congregação dos Marianos do Brasil – Casa Pró-Vida Mãe Imaculada; Doar vida é gesto libertador – Pastoral da Saúde; Sociedade Crescer – Sociedade Crescer; Gincana da liberdade – Paróquia Nossa Senhora da Visitação e Projeto Dignidade – Paróquia Nossa Senhora do Amparo.

Vale destacar um dos projetos aprovados, a Sociedade Crescer, que consiste em proporcionar às famílias da comunidade de Colombo um lugar seguro para que seus filhos possam ficar no contra turno. Durante o evento, algumas crianças participantes do projeto fizeram uma apresentação de capoeira e ginástica rítmica aos presentes. Mais informações através dos telefones (41) 2105-6358 e (41) 2105-6326, com a Dimensão Social.

Fundo Diocesano de Solidariedade

O FDS consiste em um Fundo da Arquidiocese, constituído pela arrecadação realizada anualmente durante a Coleta da Solidariedade no Domingo de Ramos, que financia projetos sociais relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade.

Em Curitiba, foi criado um Conselho Gestor para gerir o FDS; a portaria de nomeação do Conselho, com 10 membros, em 14 de abril de 2008. A finalidade do Conselho é avaliar, aprovar a liberação de recursos financeiros e acompanhar os projetos desenvolvidos de acordo com as Campanhas da Fraternidade no âmbito da Arquidiocese.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil o Fundo Nacional de Solidariedade surgiu em 1999, constituído por recursos arrecadados em todas as dioceses do Brasil e doações de colaboradores e instituições internacionais. Este FNS é mantido por 40% da coleta feita durante a Campanha da Fraternidade. Nas dioceses ficam os outros 60% dos recursos arrecadados que, juntamente com outras eventuais doações, constituem o Fundo Diocesano de Solidariedade. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas