Gaudium news > O matrimônio é espelho do amor da Santíssima Trindade, explica o Cardeal Dolan

O matrimônio é espelho do amor da Santíssima Trindade, explica o Cardeal Dolan

Nova York – Estados Unidos (Segunda-feira, 23-06-2014, Gaudium Press) O Arcebispo de Nova York (Estados Unidos), Cardeal Timothy Dolan, dedicou um texto de seu blog pessoal para comentar algumas passagens de sua pregação da passada festa da Santíssima Trindade, que em sua Arquidiocese se uniu a celebração das bodas de ouro de centenas de casais. Para o purpurado esta celebração conjunta tem muito sentido, posto que este sacramento reflete o amor característico da Santíssima Trindade: “É radiantemente evidente no matrimônio, onde um homem e uma mulher, dois indivíduos, se fazem um!”.

cardeal_dolan.jpg

Santíssima Trindade, origem e fim

O matrimônio tem muito a ver com o mistério da Santíssima Trindade por muitas razões -ou todas-, expôs o Cardeal Dolan. “Primeiro, a Santíssima Trindade é a origem e o objetivo de toda a realidade”, comentou. “Tudo começou com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, um Deus, três pessoas, uma Trindade infinita e eterna que quer criar o universo, e por isto tudo se origina nessa comunidade divina. “E a Trindade é nosso destino, porque toda a criação e todas as criaturas estão percorrendo seu caminho de volta ao Deus Trinitário”, acrescentou.

Da mesma forma, a união dos esposos começa no bem e no amor, participação de Deus, e vivem uma vida que deve conduzi-los a Ele, ao “abraço eterno do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, sendo o amor conjugal um flash do amor de Deus que deu início a união. Além disso, explicou, “a Santíssima Trindade não está ‘ali fora’, mas profundamente dentro, em nosso coração”. Por este motivo, essa presença que a Igreja chama “Graça”, faz com que a Santíssima Trindade santifique e anime a vida de união abençoada no sacramento do matrimônio. As bodas de ouro são uma prova desta presença: “Deus manteve sua promessa! Esta graça, a vida da Santíssima Trindade muito dentro de seus corações, os levou adiante”, exclamou o Cardeal Dolan.

Matrimônio, imagem do amor trinitário

Finalmente, é no exercício do amor e a vida em comunidade onde se aprecia a relação do matrimônio com a Trindade: “É o que Deus quer para nós: não existir como indivíduos isolados e centrados em si mesmos, mas crescer como membros de uma comunidade”, comentou o purpurado. Esta comunidade se expressa de formas variadas na vida de amizade, a união familiar e a Igreja se faz “radiantemente evidente no matrimônio, onde um homem e uma mulher, dois indivíduos, se fazem um!”.

“E o amor desta união entre um homem e uma mulher traz nova vida, como todos os filhos e netos de nossos casais em aniversário podem atestar!”, acrescentou o Arcebispo. “O amor de um homem e uma mulher no matrimônio é um reflexo, uma metáfora, um espelho do amor que se encontra na Santíssima Trindade. Por isto cremos que o matrimônio é para sempre, fiel e frutífero, porque desta forma é o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo!”.

O Cardeal Dolan concluiu sua mensagem agradecendo aos casais pelo seu testemunho de vida cristã, que recorda à Igreja o mistério da vida mesma de amor da Santíssima Trindade. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas