Gaudium news > Milhares de fiéis comparecem à cidade ‘mais religiosa’ da Colômbia para homenagear a padroeira do país

Milhares de fiéis comparecem à cidade ‘mais religiosa’ da Colômbia para homenagear a padroeira do país

imagem_NSraChiquinquira.jpgChiquinquirá (Sexta, 10-07-2009, Gaudium Press) Mais de 10 mil pessoas se reuniram ontem em frente à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá para celebrar os 90 anos da coroação canônica da padroeira da Colômbia. O presidente do espicopado colombiano, monsenhor Rubén Salazar, presidiu as celebrações que ainda tiveram participações do núncio apostólico, monsenhor Aldo Cavalli, e do cardeal Pedro Rubiano.

A procissão com a imagem de Nossa Senhora de Chiquinquirá marcou o início do dia. Depois, dom Rúben Salazar presidiu uma missa e ressaltou a importância desta data para o povo colombiano.

“A Virgem Maria foi uma das primeiras a acompanhar o Senhor e evangelizar sob os ensinamentos de Deus. Ela nos guiará neste novo caminho pastoral na Missão Conitnental que iniciamos na Colômbia”, disse o bispo em sua homilía.

Tida como cidade mais religiosa da Colômbia, o povo de Chiquinquirá, cidade do departamento de Boyacá, demonstra, de fato, uma grande devoção. O fiel José Florindo Ballén, de 73 anos, acompanha a celebração anualmente há 50 anos. Ele disse à Gaudium Press que foi curado pela Santa depois de sofrer um acidente de trânsito. ‘Ela é muito milagrosa’, conta.

Véspera

Na noite de quarta-feira, véspera do dia oficial de celebração de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, cerca de 15 mil pessoas já estavam no lugar para homenageá-la. Na ocasião, uma missa foi presidida pelo padre Jesús Orjuela.

História

Declarada padroeira da Colômbia em 1829 pelo Papa Pio VII, a coroação canônica de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá só veio em 1919. As histórias de milagres que envolvem o nome da Santa remetem ao século XVI, quando começava a evangelização na Colômbia e na América Latina.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas