Gaudium news > Nomeados novos bispos para o México, França e Coreia do Sul

Nomeados novos bispos para o México, França e Coreia do Sul

Cidade do Vaticano (Sexta, 10-07-2009, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou nos últimos dias a nomeação de três novos bispos pelo Papa Bento XVI. As nomeações foram feitas para dioceses no México, na França e na Coreia do Sul.

Para o México, o Papa aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Cuernavaca apresentada por Florencio Olvera Ochoa, em conformidade com o Código de Direito Canônico. Para o seu lugar, Bento XVI definiu o monsenhor Alfonso Cortés Contreras, que até então era bispo auxiliar de Monterrey.

Bento XVI nomeou também o reverendo Gérard Coliche, que será bispo auxiliar da arquidiocese de Lille, na França. O religioso era vigário episcopal para o apostolado dos laicos e para as comunicações do clero da mesma diocese. Coliche recebeu a sede titular de Alet.

Com relação à Coreia do Sul, o Santo Padre nomeou o monsenhor Hyginus Kim Hee-joong, que exercia a função de bispo auxiliar, arcebispo auxiliar na arquidiocese de Kwangju.

Biografias

Reverendo Gérard Coliche nasceu em 17 de novembro de 1940 em Béziers, na arquidiocese de Montpellier. Após os estudos superiores em matemática geral e em física, entrou no Seminário Maior de Saint-Sulpice em Issy-les-Moulineux, onde fez os cursos de filosofia e teologia. Em 1998 frequentou o Institut de Formation des Educateurs du Clergé” (IFEC) em Paris.

Foi ordenado sacerdote em 9 de janeiro de 1970 pela então diocese de Lille. Desde 2001 é vigário episcopal para o apostolado dos laicos e para as comunicações.

Mons. Alfonso Cortés Contreras nasceu na cidade de La Luz, na diocese de Zamora, em 16 de julho de 1947. Recebeu a ordenação sacerdotal em 26 de outubro de 1972. Após ter desenvolvido o ministério paroquial e ter exercido o cargo de formador e professor no Seminário bispal de Zamora e de docente de Antropologia Teológica junto à Pontifícia Universidade do México, foi chamado a Roma para assumir os ofícios de Padre Espiritual, primeiramente, em seguida de ecônomo e, por fim, de 1999 a 2005, de reitor do Pontifício Colégio Mexicano.

Durante os anos de ministério romano foi eleito presidente da Associação dos Reitores dos Colégios Eclesiásticos de Roma. Nomeado bispo titular de Acque regie e bispo auxiliar de Monterrey em 24 de julho de 2005, recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de agosto seguinte.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas