Gaudium news > Adesão à Igreja Católica cresce nos países escandinavos

Adesão à Igreja Católica cresce nos países escandinavos

Copenhagen – Dinamarca (Terça-feira, 17-06-2014, Gaudium Press) Apesar das dificuldades, a Igreja está crescendo de modo consistente nos países escandinavos. Isso pode ser comprovado pelos números. Em Oslo, por exemplo, o número de católicos triplicou nos últimos anos, graças ao aumento dos convertidos e às imigrações. Aos domingos é possível participar de Liturgias que seguem os ritos melquita, maronita, caldeu católico, armênio católico e siríaco católico, isso se deve as migrações vindas do Oriente Médio a partir dos anos 80 e também as ordenações de sacerdotes segundo estes ritos.

Quem coordena as atividades pastorais da Igreja Católica nos países do norte europeu (Suécia, Dinamarca, Noruega, Islândia e Finlândia) é a Conferência Episcopal da Escandinávia, composta por sete bispos: Peter Bürcher, Bispo de Reykiavik; Anders Arborelius, Bispo de Estocolmo e Presidente do Episcopado; o Bispo de Tromsø, Berislav Grgi?; o Bispo Emérito de Oslo, Gerhard Schwenzer, alemão, e os bispos Czeslaw Kozon de Copenhagen, Teemu Sippo de Helsinki e Bernt Ivar Eidsvig, de Oslo.

Considerada uma das Dioceses mais vastas do mundo, Copenhagen abrange também a Groelândia, já a Prelazia de Tromsø, na Noruega, é 28 vezes maior que a Diocese de Colônia, na Alemanha, com cinco comunidades paroquiais e nove sacerdotes. “Ao lado das paróquias existe a presença importante das ‘comunidades espirituais’ que têm um valor fundamental, pois é possível celebrar a Eucaristia, fazer a catequese e a preparação à Primeira Comunhão das crianças”, afirmou a Irmã Mirijam Kaschner, missionária alemã do Preciosíssimo Sangue, que vive e trabalha em uma Paróquia em Copenhagen e desde 2009 é Secretária Geral da Conferência Episcopal Escandinava.

Nos últimos anos a Igreja na Noruega teve um rápido crescimento, e atualmente já são mais de 150 mil católicos no país provenientes de mais de 70 nacionalidades de todos os continentes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas