Gaudium news > Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora é recebida pela cidade de Sarandi

Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora é recebida pela cidade de Sarandi

Sarandi – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 17/06/2014, Gaudium Press) A cidade de Sarandi, pertencente à Arquidiocese de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul, recebeu a passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora. A pererginação ocorreu para marcar o Ano da Juventude na região.

A cidade gaúcha viveu dias de forte expressão de fé e devoção. Ao passar pelas escolas locais, os símbolos proporcionaram muita emoção em alunos e professores, que se identificaram com a espiritualidade da cruz de Jesus e das dores da Virgem Maria aos pés da cruz. Foi apresentado também dois vídeos do Cristo crucificado e de Maria aos pés da cruz.

De acordo com a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo, durante a visitação, a oportunidade de tocar na cruz e no ícone foi também um momentos para pedir perdão, agradecer, ofertar e fazer preces. A assessoria ainda destacou que, entre fitas e bilhetes, os símbolos acolheram os anseios e alegria do povo como uma mãe acolhe o filho.

Além das escolas, os símbolos também passaram por capelas, presídio, Lar da Menina, Patronato e APAE. Agora, as réplicas da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora estão percorrendo as paróquias da cidade de Carazinho, onde devem permanecer at´é o início do mês de julho, quando serão acolhidas em Passo Fundo.

Cruz Peregrina

A cruz da JMJ ficou conhecida pelos nomes de Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e ainda Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo e a todos os lugares. A cruz de madeira, de 3,8 metros, foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984).

No final daquele ano após fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

O Ícone de Nossa Senhora

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas