Gaudium news > Papa Francisco nas Filipinas

Papa Francisco nas Filipinas

Roma (Segunda-feira, 16-06-2014, Gaudium Press) O Papa Francisco manifestou seu desejo de viajar para a Ásia. E este desejo vem de longe: quando era jovem queria ser missionário no Japão. Quando de sua viagem de retorno da Terra Santa, ele anunciou algo de suas pretendidas visitas a este continente:

” A respeito da Ásia, estão previstas duas viagens, uma à Coreia do Sul, para o encontro com jovens asiáticos e depois, no próximo janeiro, outra viagem de dois dias ao Sri Lanka e depois às Filipinas, na zona afetada pelo tufão”.

O arquipélago filipino forma o terceiro país com mais católicos é um ponto estratégico e importante para a Igreja Católica e o Papa ali deverá ser bem recebido.

O Padre Gregóry Gaston, reitor do Pontifício Colégio Filipino acredita que “nossa vantagem como filipinos é que podemos adaptar-nos facilmente às diferentes culturas e, por isso, também podemos levar a mensagem de Cristo a diferentes povos da Ásia”.

Ainda não foram anunciados os detalhes da viagem. Mas, é certo que o Papa visitará as zonas atingidas pelo tufão Haiyan, no último novembro.

Segundo o Padre Gaston, os filipinos “estão sofrendo muito e a visita do Papa, queira Deus, ajudaria realmente muito, seria significativa, tocaria os corações dos filipinos. Não só nesta zona concreta mas em todo o mundo”.

A Igreja é a principal instituição dentre aquelas que trabalham na reconstrução. Recentemente esteve nas Filipinas uma delegação do Papa dando início à construção de um orfanato.

“Não se trata de idolatria mas, para nós, sua visita seria como se fosse a presença de Jesus, como se fosse a presença de Deus”, disse Padre Gaston.

As Filipinas sempre foram um país de visita quase obrigatória para os Papas. Paulo VI e João Paulo II lá estiveram. E em 1995, a última ocasião em que lá esteve um Papa, cerca de 5 milhões de pessoas assistiram a Santa Missa celebrada pelo Pontífice.
É o mesmo que se espera para esta visita do Papa Francisco. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações RomeRiports

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas