Gaudium news > No Angelus deste domingo, Papa anuncia viagem a Albânia

No Angelus deste domingo, Papa anuncia viagem a Albânia

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 16-06-2014, Gaudium Press) No Angelus deste domingo, dia 15 de junho, realizado na Praça São Pedro, o Papa Francisco anunciou aos milhares de fiéis que o acompanhavam a sua viagem à Albânia, país da península Balcânica, no sudeste da Europa, sob o regime comunista até 1992.

papa_francisco.jpg

“Quero anunciar que, acolhendo o convite dos Bispos e das autoridades civis albanesas, pretendo ir à Tirana (capital de Albânia) no domingo, 21 de setembro próximo. Com esta breve viagem desejo confirmar na Fé a Igreja na Albânia e testemunhar o meu encorajamento e amor a um país que sofreu longamente em consequência das ideologias do passado”, discursou o Pontífice.

O assessor de imprensa da Santa Sé, Padre Frederico Lombardi, destacou como “muito alegre” o anúncio da viagem do Papa ao país europeu. “Existe uma perspectiva positiva e encorajadora. Na Albânia, os católicos são uma minoria”, observou.

Em nota divulgada no neste domingo, pela Arquidiocese de Tirana – Durres, confirmou a visita do Santo Padre à Albânia, sendo esta “uma viagem apostólica na qual o Papa, como Chefe da Igreja Católica, encontrará os católicos, e não somente, mas todo o povo albanês”.

Ainda na mensagem, foi explicado que “a viagem é uma resposta a um duplo convite feito ao Santo Padre” pelos Bispos católicos da Albânia e pelo Primeiro Ministro albanês, que foram recebidos em audiência no Vaticano, no mês de abril no ano passado.

“O Papa Francisco escolheu visitar a Albânia como o país dos mártires da Fé”.

Além disso, foi realizada uma coletiva de imprensa onde participaram o Núncio Apostólico na Albânia, Dom Ramiro Molinar Ingles, e o Arcebispo Metropolita de Tirana – Durres, Dom Rrok Mirdita.

O país do sudeste europeu já foi visitado pelo Papa João Paulo II no dia 25 de abril de 1993, quando, logo após a queda do comunismo, celebrou na Catedral restituída de Scutari a ordenação dos primeiros quatro bispos da hierarquia albanesa pós-comunismo. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas