Diocese de Novo Hamburgo prepara procissão de Corpus Christi
Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 13/06/2014, Gaudium Press) A área pastoral da Diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, já se prepara para a confecção dos tapetes de serragem da solenidade de Corpus Christi, a celebração da Santa Missa e a procissão solene. Todas as atividades serão realizadas no dia 19 de junho. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 12 mil participantes.
A confecção dos tapetes ocorrerão na manhã do dia 19, a partir das 8h. Mas antes, durante a madrugada, uma equipe da organização do evento transportará a serragem para a praça do Imigrante. Serão sete tapetes por paróquia – a área de Novo Hamburgo compreende 13 paróquias -, sendo que cada um terá 2,25 de largura e 5 metros de comprimento. No total, serão utilizadas 7 toneladas de serragem tingida, 7 toneladas para fazer a base crua e 1 tonelada de sal de gado.
Os padres que estão responsáveis pelo trabalho de criação dos tapetes, Mateus Lopes dos Santos e Filipe Mirapalheta, foram à cidade de Flores da Cunha, que possui a mais bela cerimônia de Corpus Christi do Estado, para buscar informações junto à Secretaria Municipal de Cultura sobre o processo de tingimento da serragem e montagem dos tapetes.
A programação da festa terá início às 14h, com a acolhida dos fiéis na praça do Imigrante. Logo sem seguida, às 15h, será realizada a Santa Missa, presidida pelo Bispo de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel. Depois da celebração, os devotos seguirão em procissão, com o seguinte percurso: saída da praça do Imigrante, continua na contramão pela Rua Lima e Silva até a 1º de Março na via dos táxis, sobe em direção a Marcílio Dias e retorna à praça pela Pedro Adams.
A praça do Imigrante fica localizada na Rua Primeiro de Março, sem número, na esquina com a Avenida Pedro Adams Filho, no Centro de Novo Hamburgo. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (51) 3594-9999.
Sobre a solenidade de Corpus Christi
O nome Corpus Christi significa em português “Corpo de Cristo”. A Solenidade de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando se deu a instituição do Sacramento da Eucaristia.
Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transubstanciariam em seu Corpo e Sangue. Através da Eucaristia, Jesus se faz alimento.
Origem da celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, em Minas Gerais. (FB)
Deixe seu comentário