China: preso e desaparecido administrador apostólico de Yujiang
Yujiang – China (Quarta-feira, 11-06-2014, Gaudium Press) – O sacerdote Padre Giovanni Peng Weizhao, está desaparecido. Ele é o administrador apostólico de Yujiang, na China e foi preso pela polícia chinesa desde o dia 30 de maio e as autoridades comunistas negam-se a informar seu paradeiro.
Tem sido comum, na China, os Administradores apostólicos e possíveis candidatos a bispos serem presos e torturados com o intuito de impedir suas eleições e facilitar a ascensão ao “episcopado oficial” da denominada “igreja católica patriótica”.
Comentando a notícia do arresto do Padre Giovanni Peng Weizhao, uma personalidade eclesiástica ligada a Roma disse com pena e amargura: “Procuram eliminar todos os candidatos da “Igreja subterrânea” na China. O que querem é extirpar a “Igreja clandestina”, eliminando seus mais jovens membros”.
“Igreja Clandestina” ou “subterrânea” é o título que as autoridades comunistas, pejorativamente, dão aos católicos fiéis ao Papa.
Segundo informa a agência noticiosa AsiaNews, o Padre Giovanni Peng Weizhao foi detido por policiais e por membros do Escritório de Assuntos Religiosos em 30 de maio e desde então seu paradeiro é desconhecido. O sacerdote preso tem 40 anos e é administrador apostólico de Yujiang desde 2012.
Yijiang é uma diocese fiel a Roma e tida como clandestina pelo governo comunista. Até pouco tempo, seu Bispo era o idoso Dom Tommaso Zeng Jigmu, que passou mais de 23 anos preso em cárceres comunistas por confessar sua Fé e obedecer à Santa Sé e o Pontífice Romano. (JSG)
Deixe seu comentário