Conferência Episcopal Francesa promove a IV edição do “Noites das Igrejas”
Paris – França (Quarta-feira, 11-06-2014, Gaudium Press) No dia 5 de julho inúmeras igrejas da França ficarão abertas, oferecendo aos fiéis a possibilidade de rezar, admirar as belezas artísticas, assistir a concertos e mostras de arte Sacra, participar das ‘Lectiones Divinae’, meditações e reflexões.
Esta é a IV edição de uma iniciativa promovida pela Conferência Episcopal francesa (CEF), intitulada como “Noite das Igrejas”. O evento é realizado anualmente no primeiro sábado do mês de julho, e desde 2011 o número de igrejas abertas só subiu. De 99 na primeira edição, o número saltou para 660 em 2013.
“A Igreja desenvolve verdadeiramente o seu papel quando se faz próxima das pessoas, porque a nossa identidade católica se expressa na acolhida”, afirmou o porta-voz da CEF, Padre Podvin.
Para o responsável pelo projeto, Dom Jean Legrez, Arcebispo de Albi, “a iniciativa responde a um duplo objetivo: por um lado, abrir as portas das igrejas para acolher artistas, visitantes, curiosos, pessoas que questionam. E por outro lado, permitir às comunidades locais, mesmo as menores, de aproximarem-se das próprias igrejas, locais de história e de raízes. E isto é um forte sinal de unidade e de manifestação viva da Igreja, que se torna visível”.
Segundo se lê em um folder preparado pela CEF para o evento, “a Igreja Católica da França tomou tal iniciativa por ter consciência da importância da experiência direta para o homem contemporâneo, do fazê-lo viver o sentido da Igreja como local de celebração, e de dar-lhe a possibilidade de desfrutar de um momento de contemplação”.
A CEF ressalta que “abrir as portas das igrejas significa, acolher aquele que passa e ir de encontro àquele que entra”. (EPC)
Deixe seu comentário