Falece cardeal da Costa do Marfim
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 10-06-2014, Gaudium Press) Faleceu o Arcebispo Emérito de Abidjan, na Costa do Marfim, Cardeal Bernard Agré, na manhã desta segunda-feira, dia 9 de junho, aos 88 anos.
Dom Agré encontrava-se hospitalizado em Paris para tratamento.
Agora, o Colégio de Cardeais é composto por 213 Cardeais, sendo 118 eleitores e 95 não-eleitores.
Nascido em 1926, em Monga, na Costa do Marfim, o Cardeal Dom Agré ordenou-se sacerdote no ano de 1953. Formou-se em Teologia na Pontifícia Universidade Urbaniana em Roma, em 1960, exercendo mais tarde a função de Vigário-Geral da Diocese de Abidjan.
Em 1968, foi nomeado bispo, sendo mais tarde Arcebispo, em 1994 e Cardeal em 2001 pelo então Papa João Paulo II.
Entre seus trabalhos de destaque, presidiu a Comissão Episcopal das Ações e de Caridade da Costa do Marfim, foi presidente da Comissão Episcopal dos Meios de Comunicação Social da Conferência Episcopal da África Ocidental entre 1985 e 1991.
De 1993 a 2000, exerceu o cargo de Presidente do Comitê Episcopal Pan-africano das Comunicações Sociais e presidente delegado para a décima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2001.
Em mensagem de pesar pela morte de Dom Agré ao atual Arcebispo de Abidjan, Dom Jean-Pierre Kutwa, o Papa Francisco expressou seus sentimentos em um telegrama. “Rezo ao Senhor para acolher na sua paz e na sua luz este Pastor fiel, que no decorrer do seu longo e frutuoso episcopado, serviu à Igreja com Fé e generosidade”.
Ainda na mensagem, o Pontífice ressaltou a sua “união na oração com os Pastores e os fiéis da Costa do Marfim e com a família e os parentes do falecido”.
“O Cardeal Agré, através uma intensa atividade pastoral, manifestou-se como um homem de Deus, apaixonado pelo anúncio do Evangelho e pelo desenvolvimento humano e espiritual das pessoas”, completou. (LMI)
Deixe seu comentário