Gaudium news > Flores da Cunha (RS) realiza 26ª Romaria de Frei Salvador

Flores da Cunha (RS) realiza 26ª Romaria de Frei Salvador

Flores da Cunha – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 10/06/2014, Gaudium Press) A cidade de Flores da Cunha, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá no dia de Corpus Christi, 19 de junho, outra significativa expressão de fé para a região: a 26ª Romaria de Frei Salvador. Em preparação a festa, será realizado um tríduo nos dias 16, 17 e 18 de junho, na Igreja Matriz do munícipio. Os organizadores estimam a participação de 15 mil pessoas.

O início das comemorações se dará com o tríduo preparatório, sempre às 19h30, no Eremitério Frei Salvador, com temas de reflexão que definem a sua trajetória de vida. No dia 16, o tema será “Frei Salvador: oração e trabalho”. No dia 17, o assunto a ser meditado será “Frei Salvador: devoção à Virgem Maria”. E no último dia do tríduo, 18 de junho, a temática será “Frei Salvador: eucaristia e enfermos”.

A programação da festa será aberta, às 9h30, com a realização da Missa em frente à Igreja Matriz. Em seguida, haverá a procissão de Corpus Christi e benção do Santíssimo Sacramento. Ao meio-dia, acontece o almoço partilhado (cada pessoa leva o alimento), no salão paroquial. A partir das 13h30, iniciará a caminhada até o Eremitério Frei Salvador, em torno de 2 quilômetros do centro da cidade.

O provincial dos Capuchinhos, Frei Cleonir Dalbosco, celebrará a Santa Missa logo após a procissão. Na ocasião, haverá também a benção da saúde, dos pães, das mudas de hortaliças e de sementes, que serão distribuídas aos romeiros. Este gesto, recordará uma das principais práticas comunitárias de Frei Salvador.

Os organizadores do evento destacam que a escolha por realizar a romaria no dia de Corpus Christi se deu por três motivos: pelo Frei Salvador ter sido um excepcional devoto da Eucaristia; por ele ter morrido na véspera da festa; e por ter sido o primeiro Ministro Extraordinário da Eucaristia da Paróquia de Flores da Cunha, nomeado em 1970.

Frei Salvador

Hermínio Pinzetta, nasceu em 29 de julho de 1911, natural de Evangelista, município de Casca, no Rio Grande do Sul. Desde criança foi um cristão exemplar, rezava, participava das missas todos os domingos e trabalhava na roça. Aos 32 anos, o pároco da sua comunidade, por avaliar que o rapaz tinha vocação religiosa sugeriu que entrasse para o Seminário dos Freis Capuchinhos, em Marau.

Ele teve passagens breves por Flores da Cunha e Garibaldi, retornando já como Leigo Professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos para o Convento de Flores da Cunha, em 1948, onde permaneceu até o fim da vida, em 31 de maio de 1972. Levava uma vida humilde e tinha como principais características a fé, caridade, oração e trabalho.

Era conhecido por distribuir sementes e mudas para os vizinhos e conhecidos da cidade. No interior, era aguardado com expectativa na época da colheita da uva, pois costumava passar na colônia com uma carreta para apanhar uvas para a produção do vinho, que ele próprio ajudava a produzir, para ser consumido nas missas.

Eremitério de Frei Salvador

O Eremitério de Frei Salvador, em meio à natureza, era o local que ele costumava rezar todos os dias diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima. O local recebeu várias melhorias, entre elas, a cobertura da estátua de Nossa Senhora, a escadaria e a construção da igreja, totalmente em pedra. Todo segundo domingo do mês, às 15h, é celebrada uma missa no local.

Romaria de Frei Salvador

A primeira romaria ocorreu em 1989, 17 anos depois da morte de Frei Salvador. No início, a caminhada ocorria da igreja matriz até o cemitério, onde na época estava sepultado os restos mortais. Dois anos depois, o trajeto foi estendido até o Eremitério Frei Salvador. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas