Arquidiocese de Salvador celebra Corpus Christi e procissão
Salvador – Bahia (Segunda-feira, 09-06-2014, Gaudium Press) A Fé em nosso país é movida de norte a sul, ainda mais neste período reflexivo em que vivemos que é o Pentecostes. A devoção de milhares de pessoas pode ser acompanhada em diversas celebrações religiosas, que marca o momento em que o Espírito Santo pousou nos corações dos apóstolos que seguiam Nosso Senhor Jesus Cristo.
Arautos do Evangelho participam de procissão do Santíssimo Sacramento pelo Centro Histórico de Salvador, na Bahia | Foto: Arquidiocese de Salvador |
Em várias partes do Brasil, muitas foram as cerimônias que evidenciaram a Fé e o amor em Deus. Na cidade de Salvador, no estado da Bahia, o Centro Histórico da capital não é o mesmo durante essa época, pois há 465 anos, as ruas e avenidas são tomadas por uma multidão de fiéis durante a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrará uma Missa Solene na praça Municipal, em frente à Prefeitura de Salvador, no dia 19 de junho, às 8h.
Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis partirão do local em procissão até o Campo Grande, quando acompanham o Santíssimo Sacramento, que será conduzido por ruas.
Encerrando as celebrações, haverá a bênção solene do Santíssimo Sacramento.
Quando abordado sobre a representatividade da celebração do Corpo e Sangue de Cristo, o Arcebispo Dom Murilo considerou que na Solenidade é destacada a presença de Jesus, em vista de que “a Eucaristia, sacramento do amor, tem várias dimensões. Ela é, ao mesmo tempo, sacrifício, banquete e presença”.
“Sacrifício, porque Cristo se oferece ao Pai por nós; Banquete, porque Cristo se oferece como alimento para nós; Presença, porque Ele permanece sempre conosco, particularmente nos sacrários de nossas igrejas. Ele deixa os sacrários das Igrejas e percorre as ruas de nossas cidades, para ser adorado; é como se Ele fosse entrar em cada casa, em cada coração. Nós o adoramos porque reconhecemos que Ele é o Filho de Deus, nosso irmão e Salvador”, afirmou.
A festa de Corpus Christi se entrelaça com a história da fundação da cidade, pois a mais antiga manifestação pública do Brasil é Corpus Christi e essa procissão possui elementos fortes, especialmente os aspectos históricos e religiosos, como informa o historiador e professor do Instituto de Teologia da Universidade Católica do Salvador (UCSal), Cândido da Costa e Silva.
Sendo a cidade a primeira do Brasil a realizar esta procissão eucarística, prosseguiu o Arcebispo de Salvador, a Arquidiocese sente-se particularmente chamada a celebrar a solenidade de Corpus Christi.
“Nossa maneira de homenagear o Rei dos Reis que percorre algumas ruas do centro histórico é com uma Celebração Eucarística e com os cânticos e orações da multidão que costuma participar deste acontecimento”, contou Dom Murilo. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador
Deixe seu comentário